São Paulo, segunda-feira, 26 de fevereiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Temporal causa 48 alagamentos em SP

Segundo o Corpo de Bombeiros, 31 árvores caíram na capital com a chuva; pista de Congonhas foi fechada

DA REPORTAGEM LOCAL
DA FOLHA ONLINE

A cidade de São Paulo enfrentou um temporal ontem à tarde que deixou 48 pontos de alagamento, provocou a queda de 31 árvores e causou o fechamento da pista principal do aeroporto de Congonhas (na zona sul da capital).
Começou a chover na cidade por volta das 15h -em média, choveu 34 mm (cada milímetro equivale a um litro de água por um metro quadrado). A zona sul foi a mais castigada, mas toda a capital sofreu pancadas fortes de chuva e ficou em estado de atenção.
Os pousos e decolagens ficaram suspensos na pista principal de Congonhas por cerca de uma hora durante a tarde. Para evitar aquaplanagens, sempre que a lâmina de água ultrapassa 3 mm, a pista principal deve ser fechada. A medida é uma determinação da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).
Às 19h, 20 vôos apresentavam atrasos no aeroporto. Apesar do retorno às atividades, técnicos permaneciam até o início da noite monitorando a quantidade de água na pista para evitar escorregamentos.

Alagamentos
A chuva também trouxe transtornos às rodovias. As pistas centrais da via Anchieta alagaram, na altura do km 13, e precisaram ser interditadas às 16h40. O tráfego foi desviado para as pistas marginais e, segundo a Ecovias (concessionária que administra a estrada), não havia lentidão nem registro de acidentes na região.
Entre os locais prejudicados pelo excesso de água ontem estavam as avenidas Tiradentes e Zaki Narchi (zona norte); a praça Panamericana, a avenida Francisco Morato e a rua Turiassu (zona oeste); e a avenida Morumbi (zona sul).
Além das 28 árvores que caíram, outras 18 ainda têm perigo de cair, segundo o Corpo de Bombeiros. A corporação foi chamada nove vezes para socorrer pessoas em enchentes no dia de ontem.

Previsão
O Cptec (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos) prevê chuva na cidade hoje à tarde e amanhã pela manhã.
Se as chuvas provocarem o fechamento de Congonhas novamente amanhã, a situação deve ficar crítica no local.
A reforma da pista auxiliar do aeroporto está prevista para começar amanhã, o que levará à interdição dela durante 120 dias. Quando pousos e decolagens forem suspensos na pista principal nesse período, o aeroporto deixará de operar.


Texto Anterior: Começa hoje a zona azul no Ibirapuera
Próximo Texto: Chuva provoca a morte de 6 pessoas no Nordeste em 3 dias
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.