São Paulo, terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Próximo Texto | Índice

Ladrão em fuga seqüestra van escolar com 10 crianças

Após rastrear o veículo, a polícia conseguiu cercá-lo; o criminoso se rendeu sem reagir

As crianças e os dois adultos que estavam na van não foram feridos; foram presos dois acusados de assaltar sacolão na zona norte

DA REPORTAGEM LOCAL
DO "AGORA"

Dez crianças com idades entre 3 e 10 anos e dois adultos foram mantidos reféns por aproximadamente uma hora dentro de uma van escolar por um criminoso que fugia da polícia após um assalto ontem na zona norte de São Paulo.
Houve troca de tiros com a polícia e um homem que passava na rua foi baleado no tórax. Dois assaltantes foram presos e um terceiro escapou.
O assalto aconteceu por volta das 6h30 no Sacolão da Fartura, na avenida General Ataliba Leonel 3.433, no bairro do Tucuruvi, segundo a polícia.
O estabelecimento estava fechado e os funcionários chegavam para trabalhar quando os criminosos atacaram.
"Eles pediam para a gente deitar no chão e foram pegando relógios e celulares", disse um funcionário que não quis se identificar. Segundo ele, os criminosos queriam as chaves que davam acesso ao escritório do sacolão. "Mas eles não tiveram tempo para chegar até lá, pois a polícia apareceu", disse.
A Polícia Militar havia sido acionada por vizinhos que testemunharam a invasão.
Aguinaldo Rodrigues dos Santos, 34, foi preso ainda dentro do estabelecimento com um revólver. O outro acusado, Edivaldo Santos de Santana, 25, correu para a rua e trocou tiros com a Polícia Militar.
José Palma de Jesus, 38, que passava pela calçada na hora do confronto, foi atingido no peito por uma bala perdida. Socorrido, ele passou por cirurgia e está em estado grave.
Mesmo ferido com um tiro no ombro esquerdo, Santana fugiu e rendeu uma van escolar com 10 alunos da escola Escola Municipal de Ensino Infantil Arthur Etzel, do Jardim São Paulo, também na zona norte.
Segundo a polícia, o acusado aproveitou para render a motorista no momento em que o veículo parou para que um estudante embarcasse.
Ao perceber a ação, o pai da criança, um PM reformado que não teve o nome revelado, também entrou no veículo.

Chamada rastreada
Os policiais acompanharam de longe a abordagem da van escolar. Um familiar da criança que havia embarcado por último, com o pai, forneceu o número do telefone celular de uma das vítimas que estava dentro do veículo.
A polícia ligou para o celular, que foi atendido. Com isso, os policiais rastrearam a chamada e descobriram a direção que a van tinha tomado. Um helicóptero da PM ajudou nas buscas.
A vítima que recebeu o telefonema dos policiais chegou a informar que a van estava no bairro Parque Edu Chaves.
Na avenida Luís Stamatis, a van foi cercada por dois carros da polícia. O assaltante acabou preso sem reagir, apesar de portar uma pistola.
Todas as vítimas foram libertadas sem ferimentos. As crianças foram então levadas até a escola, que chamou os pais.
Foram apreendidos com os criminosos toucas pretas usadas no assalto, R$ 82 roubados do sacolão, além de telefones celulares e um relógio.
Um terceiro criminoso que participou da ação conseguiu fugir da polícia em uma moto. Até a noite de ontem ele não havia sido encontrado.
Os advogados dos acusados presos não foram localizados pela reportagem.


Próximo Texto: Entrevista: Tive que acalmá-lo, diz motorista
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.