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ANÁLISE
É preciso respeitar o desenvolvimento próprio da criança
EMILIA CIPRIANO
CLAUDIO CASTRO SANCHES
ESPECIAL PARA A FOLHA
A educação escolar no Brasil
não tem considerado os tempos
do desenvolvimento humano
como fator fundamental para a
construção de um projeto educativo de qualidade.
Assistimos a uma visão fragmentada da educação, cristalizada em espaços e tempos, como se fossem processos diferentes, organizados pelo currículo/conteúdo, em detrimento
do contexto de vida e do tempo
do aprender.
A inclusão das crianças de
seis anos no ensino fundamental tem como objetivo, segundo
o MEC, melhorar as condições
da equidade e de qualidade da
educação básica, estruturar um
novo ensino fundamental para
que as crianças prossigam nos
estudos alcançando maior nível de escolaridade.
A implantação do ensino de
nove anos implica a elaboração
de uma proposta pedagógica
que crie um espaço de interlocução entre a educação infantil
e o ensino fundamental.
Na prática, esse diálogo não
vem acontecendo. As crianças
de seis anos adormeceram participando de um contexto pedagógico e amanheceram numa primeira série, sem que fossem tomadas as medidas necessárias para a construção de
uma escola que respeite o direito da infância e os tempos próprios de seu desenvolvimento.
A entrada das crianças aos
seis anos na educação fundamental não pode representar
negação e ruptura do contexto
socioafetivo e de aprendizagem. É preciso assegurar a
construção da cultura infantil.
Não se pode antecipar a escolaridade, transferindo para as
crianças de seis anos os conteúdos e as atividades da antiga
primeira série. Antes deveria
ser um momento privilegiado
para responder: o que se aprende na escola atual transforma a
vida? Ela é espaço de interlocução dialógica, troca de experiências, histórias de vida, marca da educação infantil, ou mero espaço de aprendizagem individual, descontextualizado e
desvinculado da vida?
EMILIA CIPRIANO, doutora em educação (PUC/
SP), e CLAUDIO CASTRO SANCHES, mestre
em educação (PUC/SP), são consultores da
Aprender a Ser Consultoria e Assessoria Educacional
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