São Paulo, Sexta-feira, 26 de Fevereiro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Seja um bom paulistano: infernize seu vereador

BARBARA GANCIA
Colunista da Folha

Responda rápido: em quem você votou para vereador nas últimas eleições? Pois taí o resultado: São Paulo, a maior cidade do hemisfério sul, virou uma grande Cochabamba.
Ontem, quase gastei o dedo indicador até o toco de tanto ligar para os vereadores que votaram contra a CPI para investigar a corrupção nas regionais para tirar satisfação.
Tudo bem, a gente sabe que CPI nunca dá em nada. Concordo também que esse faroeste já virou caso de polícia.
Mas, vem cá: por acaso eu tenho cara de otária? Pois então todos esses vereadores que deram desculpas esfarrapadas para justificar seu voto contra a CPI que me perdoem, mas não estou satisfeita e quero mais explicações.
Raciocine comigo, ó leitor que paga seus impostos em dia e é obrigado a perder um domingo a cada quatro anos para votar nessa cambada: se você fosse jogador de futebol, seu maior objetivo profissional seria jogar na seleção, certo?
Se fosse piloto de automóvel, ia querer correr na Fórmula 1, não ia? Se fosse político, você tentaria se eleger para um cargo mais importante a cada nova eleição, até um dia chegar a disputar a Presidência da República, concorda?
Pois então por que é que o senhor Brasil Vita (telefone 3115-2447), um dos vereadores que votou contra a CPI e ainda teve a desfaçatez de propor uma outra versão de Comissão Parlamentar de Inquérito, em que secretários, prefeito e vereadores não pudessem ser investigados, só se candidata a vereador?
Sabe quantos mandatos de vereador o senhor Vita já cumpriu? Este é o seu nono mandato. Fazendo as contas, isso significa que há mais de 30 anos o senhor Brasil Vita (PPB) se contenta em atuar na esfera municipal. Das duas uma: ou o senhor Vita tem uma vocação esculpida pelos deuses para servir a cidade ou ser vereador é o cargo mais bacana que a política nacional oferece.
Seja qual for a hipótese, fico muito feliz pelo senhor Vita.
Mas não posso sossegar enquanto ele não me explicar por que quis criar uma CPI que não investigasse secretários, prefeito e vereadores no momento em que pairam suspeitas gravíssimas sobre alguns de seus colegas.
Quem não deve não teme, caro vereador. E o senhor, que traz o meu país no nome, deveria ser a última pessoa a propor um absurdo desses.

QUALQUER NOTA

Boneca de vudu
O mau gosto reina na esquina das ruas Alemanha e Inglaterra. Você já deve ter visto a escultura da mulher empurrando um carrinho de bebê que "orna" o local. Pois existe uma só maneira de minimizar os males que o enfeite causa às retinas dos transeuntes: alô, Paola da Vinci, criadora da obra e certamente sem parentesco com o grande Leonardo! Que tal retocar o ornamento espetando umas agulhas de tricô na mulher e no bebê?

Sabesp infalível
Conta de água alta só pode ser "desperdício ou vazamento"? Sei, sei. Agora conta aquela do papagaio, dona Sabesp.

Fim da catacumba
Se o ex-deputado Sérgio Naya não for a julgamento pelo desabamento do Palace 2, rasgo e como meu passaporte.

E-mail: barbara@uol.com.br


Texto Anterior: Pitta diz ser a favor de CPI mais ampla
Próximo Texto: Câmara derruba kit obrigatório de socorro
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.