São Paulo, quarta-feira, 26 de abril de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasil precisará contratar mais 396 mil docentes

DA REPORTAGEM LOCAL

O estudo divulgado ontem pela Unesco aponta que o Brasil precisará contratar 396,3 mil professores para o ensino primário até 2015. Atualmente, 806 mil docentes atuam nesse ciclo.
A demanda por esses profissionais é calculada com base na projeção do número de alunos para aquele ano. Segundo a pesquisa, serão 14,3 milhões de estudantes -hoje são 13,6 milhões. O levantamento considera também a quantidade de docentes que sairão da rede.
"O problema não será formar esses professores. A questão é como formar", afirmou Célio da Cunha, assessor para a área da educação da Unesco no Brasil.
Como base para essa afirmação, ele cita outro dado da pesquisa: 92% dos docentes no país já têm a qualificação mínima para atuar na educação primária. "A porcentagem é alta. Mesmo assim, a nossa repetência também é alta, o que demonstra que ainda não temos a qualidade necessária."
Outro problema apontado por Cunha é a falta de interesse na carreira de docente. "Com os salários baixos, muitos se formam em licenciatura e vão para outras profissões." (FT)


Texto Anterior: País tem repetência maior que a do Camboja
Próximo Texto: Urbanidade - Gilberto Dimenstein: Falando grego na favela
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.