São Paulo, quinta-feira, 26 de abril de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Filas aumentam com o novo passaporte

A superintendência da PF reduziu em 50% o número de atendimentos diários para a retirada do documento

KLEBER TOMAZ
DA REPORTAGEM LOCAL

A emissão do novo modelo de passaporte brasileiro, agora na cor azul, obrigou a Superintendência da Polícia Federal em São Paulo a reduzir em 50% o atendimento diário de usuários que vão dar entrada para pedir o documento na sede da PF na Lapa (zona oeste).
O número de atendimentos diários para a emissão de passaporte irá cair pela metade -de cerca de 600 para 300.
E mesmo assim, só poderá entrar no prédio quem tiver pego uma das senhas, distribuídas por funcionários do órgão. Os que não conseguirem serão orientados a voltar no dia seguinte, se possível a partir das 4h30 -o atendimento ao público ocorre entre 8h e 17h.
"Cheguei às 7h30 e só agora, às 10h20, me falam que não posso ser atendido porque o limite de pessoas que poderão tirar o passaporte já está completo", criticou o administrador de empresas Celso Branco, 41.
A PF informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que a decisão de reduzir o número de pessoas atendidas foi necessária devido à produção do novo passaporte, que passou a ser mais trabalhosa que o anterior.
O passaporte azul possui 16 itens de segurança e foi adotado para coibir a falsificação e adulteração, freqüentes no modelo antigo.
Para produzi-lo, a PF informou que dispõe atualmente de 17 aparelhos para realizar esse serviço, mas o órgão reconheceu que é preciso aumentar o número de máquinas. A assessoria declarou que isso já foi pedido e que foi solicitado mais funcionários para operá-las.
Outra proposta, é estender o horário de atendimento. Além da sede da PF, o novo passaporte é emitido também nos shoppings Eldorado, Ibirapuera e ABC Plaza.
O objetivo da PF é retomar o atendimento ao público que ocorria antes da implantação do novo modelo.
Enquanto isso, a PF começou ontem a implantação de um novo sistema de atendimento para o usuário. Agora são três filas, em vez de uma. Elas são para dar entrada no documento e retirar tanto o passaporte antigo como o novo.
O novo passaporte custa R$ 156,07 -R$ 66,36 mais caro que o antigo.


Texto Anterior: Sem-teto bloqueiam 3 rodovias em SP
Próximo Texto: Justiça: Cartório terá tabela para cobrar serviço
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.