São Paulo, sábado, 26 de abril de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Banqueiro levou três meses para confirmar doença

DA REPORTAGEM LOCAL

Os negócios foram um problema para que o banqueiro aposentado Lydiberto dos Santos Villar, 82, detectasse um câncer de próstata. Empenhado na venda de seu banco, em 1996, ele demorou mais de três meses para realizar uma biópsia que confirma a existência da doença.
"Fazia exames anualmente. Detectamos a possibilidade de um câncer em dezembro de 2005. Meu PSA [exame de sangue que detecta o tumor] estava bastante alto. Mas estava com questões financeiras e tinha que vender a empresa. Só confirmei o tumor em março, mas já tinha atingido a parte de fora da próstata."
Ele afirma que "os homens não devem deixar para depois" os cuidados com a próstata, porque a "detecção precoce pode evitar muitos problemas".
Lydiberto começou a fazer exames aos 60 anos, mais tarde que o indicado, já que, há algumas décadas, "não havia a divulgação de hoje sobre esse tipo de câncer". Ele tratou o tumor com radioterapia nos EUA.


Texto Anterior: Entrevista: Medo da dor afasta homens, diz urologista
Próximo Texto: Estradas: Temporão critica mudança em lei sobre bebidas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.