São Paulo, quinta-feira, 26 de maio de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Quase 30% dos brasileiros têm doença crônica

DA SUCURSAL DO RIO

Quase um terço (29,9%) da população brasileira tem ao menos uma doença crônica, como diabetes, hipertensão, câncer, reumatismo ou problema de coluna. A pesquisa Acessos e Utilização de Serviços de Saúde, do IBGE, mostrou que o problema é mais comum na população idosa. Entre os brasileiros com mais de 65 anos, são 77,6%.
Para o presidente do IBGE, Eduardo Pereira Nunes, esses dados precisam ser levados em conta no planejamento do atendimento da população idosa, já que as previsões para os próximos 50 anos indicam que esse será o grupo etário que mais crescerá no Brasil.
O dado de 2003 é ligeiramente inferior ao de 1998, quando 31,6% da população disse ter ao menos uma doença crônica. Os técnicos do IBGE, no entanto, afirmam que o número pode ter sido influenciado por uma mudança no questionário. Em 1998, os pesquisadores perguntavam se a pessoa tinha alguma doença crônica. Em 2003, a pergunta era se algum médico tinha diagnosticado doença crônica.
Outro dado constatado pelo IBGE é que aumentou o peso do SUS no total de atendimentos, de 1998 (49,3%) para 2003 (57,2%).
A pesquisa do IBGE detectou ainda que é alta a proporção de brasileiros que declararam fazer uso regular de algum serviço de saúde no Brasil. Em 2003, esse percentual era de 79,3%, 8,1 pontos percentuais maior do que o de 1998 (71,2%).
Os serviços mais procurados pela população foram os postos ou centros de saúde (52,4%), seguidos por consultórios particulares (18,1%) e ambulatórios de hospitais (16,8%).


Texto Anterior: Retrato do Brasil: 1/3 das brasileiras nunca examinou a mama
Próximo Texto: Atendimento é considerado bom
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.