São Paulo, quarta-feira, 26 de maio de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Na estreia, metrô atrai curiosos e já lota

Em 1h36min, estações Faria Lima e Paulista receberam 8.000 pessoas; entrada será gratuita por 3 semanas

Público de ontem foi três vezes maior que o esperado; a partir de hoje, as estações irão funcionar das 9h às 15h

RICARDO GALLO
DE SÃO PAULO

Programa de paulistano ontem foi andar na linha 4-amarela. No dia da estreia, a linha atraiu 8.000 passageiros em uma hora e 36 minutos -média da estação Brás (linha 3-vermelha), a terceira mais movimentada do metrô.
O trecho inaugurado, entre as estações Faria Lima e Paulista, funcionou para o público das 13h24 às 15h.
O movimento surpreendeu até a Via Quatro, responsável pela operação da linha. A empresa projetou movimento de 2.000 pessoas/dia na fase de teste-a estação funcionará entre as 9h e as 15h, de segunda a sexta-feira.
Havia gente plantada na estação Faria Lima desde as 11h. "Vi que ia inaugurar e vim", disse o aposentado José Helvécio Pereira, 68.
Quem entrou fez cara de "oh". Primeiro, pelas portas de vidro que substituíram as catracas. Bastava chegar para que elas abrissem -por até três semanas, não haverá cobrança de passagem.
Depois, por mais portas de vidro, dessa vez entre o trem e a plataforma, também automáticas -só abrem quando o trem para. Mas a vedete mesmo foi o trem, sem operador. Era alvo dos cliques dos passageiros, que fotografavam os bancos, o trajeto, os passageiros, os seguranças.
"Olha esse trem!", disse o estudante Cláudio Lombardi, 19, que decidiu ir para a USP mais cedo só para andar na linha 4. Segundo ele, a ligação entre rua da Consolação e a Faria Lima lhe pouparia 20 minutos no ônibus.
"Na linha 14 de Paris é assim. A nível de Brasil, está bem razoável", disse, com certo ar blasé, Maria Inês Tomazele, 67. Ela aproveitou um compromisso em Pinheiros para pegar o novo trem. Achou "confortável".

FESTA
Antes da abertura ao público, quem fez a festa foi o grupo convidado para a cerimônia oficial de inauguração. Cuíca e repique na mão, integrantes de escolas de samba desfilaram paramentados diante do governador Alberto Goldman (PSDB), do prefeito Gilberto Kassab (DEM) e outras autoridades.
A previsão é que o horário de funcionamento das estações só seja ampliado em novembro deste ano, quando as estações Butantã e Pinheiros forem inauguradas.


Texto Anterior: Acidente: Encontrados corpos de irmãs desaparecidas em lago de Brasília
Próximo Texto: Previsão: Em 2014, linha pode ficar superlotada
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.