São Paulo, quarta, 26 de maio de 1999

Texto Anterior | Índice

EDUCAÇÃO
Estudantes podem perder 13,2 mil novas vagas
Cortes ameaçam cursos técnicos de SP

GUSTAVO PORTO
free-lance para a Folha Campinas

MARTA AVANCINI
da Reportagem Local

O governo estadual ameaça cortar 13.200 mil novas vagas de cursos técnicos de nível médio de escolas administradas pelo Ceeteps (Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Sousa) com o adiamento e um possível cancelamento do processo seletivo do próximo semestre.
O exame foi adiado porque o Ceeteps, assim como outras áreas da administração estadual, sofreu um corte orçamentário e está sem recursos para atender aos novos alunos.
O valor do corte no Ceeteps não foi fornecido. Segundo a assessoria de imprensa da instituição, o valor está sendo mantido em sigilo para não prejudicar as negociações. Mas o sindicato dos trabalhadores do Paula Souza estima que ele gire em torno de 10% do orçamento total da instituição. A decisão final sobre a negociação e o cancelamento do exame deverá ser divulgada na próxima semana.
A superintendência do Ceeteps foi procurada pela Folha, mas não quis falar sobre o assunto e disse que se manifestará quando tiver uma posição final da área financeira do governo estadual.
Outra medida que está sendo estudada para cortar gastos é a redução da jornada de trabalho dos professores. A redução, também segundo a assessoria do Paula Souza, visa evitar a demissão de funcionários. No entanto, o sindicato teme que cerca de 20% dos professores corram o risco de demissão com a redução das aulas nas escolas administradas pelo Ceeteps.
O vestibular estava marcado para 20 de junho. Ele selecionaria alunos para ingressar na escola em agosto. Na próxima semana, quando houver uma definição sobre a situação do Paula Souza, deverá ser anunciada uma nova data, caso a instituição consiga recursos para atender os novos alunos.
O Paula Souza é a maior rede de escolas profissionalizantes do Estado de São Paulo. São cerca de 90 mil alunos que frequentam 45 cursos, inclusive de nível superior. Estes cursos não estão sendo afetados pelo corte. Como se trata de uma rede pública, não são cobradas mensalidades nos cursos de nível médio.
²
Campinas
Somente nas três escolas da região de Campinas (Etecap e Bento Quirino, em Campinas, e Escola Técnica Polivalente de Americana) devem ser cortadas cerca de 500 vagas, segundo o Ceeteps. Para o Sinteeps (Sindicato dos Trabalhadores do Ceetps), no entanto, serão cortadas 800 vagas.
Nas três escolas técnicas estudam 4.689 alunos.



Texto Anterior | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.