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TRANSPORTE
Ligação de ônibus da praça da Bandeira à av. São Gabriel começa hoje; trecho até Santo Amaro fica para agosto
Corredor da 9 de Julho estréia incompleto
VICTOR RAMOS
DA REPORTAGEM LOCAL
Ainda sem todos os serviços
previstos pela prefeitura, começa
a operar hoje o corredor de ônibus da avenida Nove de Julho
-que liga a zona oeste ao centro
da capital paulista. Chamado de
Passa-Rápido pela gestão Marta
Suplicy (PT), os corredores são
uma faixa exclusiva para ônibus.
O trecho que entra em funcionamento hoje vai do terminal
Bandeira até o cruzamento com a
avenida São Gabriel. O corredor
completo, ainda inacabado, irá
até o terminal Santo Amaro.
Entre os sistemas que faltam ser
implantados, estão os painéis de
mensagens nos pontos e estações
de transferência. Com isso, por
enquanto os usuários não serão
informados sobre o tempo previsto para a chegada das linhas de
ônibus. As câmeras para flagrar
os carros que invadirem o corredor -e que serão multados-
também não funcionam.
De acordo com a prefeitura, os
serviços estarão funcionando
quando o trecho completo do
corredor for inaugurado, o que
está previsto para acontecer na
primeira semana de agosto.
O secretário municipal de
Transportes, Gerson Bittencourt,
afirmou que o início das operações antes da obra estar completa
irá "garantir a segurança" dos
usuários, uma vez que o lado direito da avenida, onde ficavam os
pontos, encontra-se em obras.
Agora o embarque e desembarque será no canteiro central.
Ontem, a prefeita Marta Suplicy, acompanhada de Bittencourt, vistoriou o trecho em um
ônibus biarticulado, o "maior do
mundo", segundo ela. A novidade
apresentada pela prefeitura começa a circular a partir de hoje,
com dois veículos.
"Nós introduzimos o primeiro
ônibus, com 360 lugares, que é o
maior do mundo", disse a prefeita. Apesar de grande, o ônibus utilizado não atende, com conforto,
ao número de passageiros previstos por ela e por Bittencourt. Uma
placa no próprio veículo informa
que "o maior do mundo" comporta 71 pessoas sentadas e 81 em
pé, totalizando 152 passageiros.
Bittencourt atribuiu a diferença
ao fato de que o cálculo padrão
prevê até sete pessoas por metro
quadrado, mas que, na realidade,
cabem mais pessoas nesse espaço.
Com a operação, os ônibus passarão a circular pela pista da esquerda, separada das outras por
uma faixa pintada no asfalto. A
prefeitura pretende diminuir o
tempo de viagem em 20 minutos.
As obras do trecho completo do
corredor, que terá 13 quilômetros
de extensão, têm um custo total
estimado em R$ 45 milhões.
A SPTrans (empresa que gerencia o transporte coletivo) tira dúvidas dos usuários pelo telefone
156 ou no site
www.sptrans.com.br.
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