São Paulo, sábado, 26 de junho de 2004

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TRANSPORTE

Ligação de ônibus da praça da Bandeira à av. São Gabriel começa hoje; trecho até Santo Amaro fica para agosto

Corredor da 9 de Julho estréia incompleto

VICTOR RAMOS
DA REPORTAGEM LOCAL

Ainda sem todos os serviços previstos pela prefeitura, começa a operar hoje o corredor de ônibus da avenida Nove de Julho -que liga a zona oeste ao centro da capital paulista. Chamado de Passa-Rápido pela gestão Marta Suplicy (PT), os corredores são uma faixa exclusiva para ônibus.
O trecho que entra em funcionamento hoje vai do terminal Bandeira até o cruzamento com a avenida São Gabriel. O corredor completo, ainda inacabado, irá até o terminal Santo Amaro.
Entre os sistemas que faltam ser implantados, estão os painéis de mensagens nos pontos e estações de transferência. Com isso, por enquanto os usuários não serão informados sobre o tempo previsto para a chegada das linhas de ônibus. As câmeras para flagrar os carros que invadirem o corredor -e que serão multados- também não funcionam.
De acordo com a prefeitura, os serviços estarão funcionando quando o trecho completo do corredor for inaugurado, o que está previsto para acontecer na primeira semana de agosto.
O secretário municipal de Transportes, Gerson Bittencourt, afirmou que o início das operações antes da obra estar completa irá "garantir a segurança" dos usuários, uma vez que o lado direito da avenida, onde ficavam os pontos, encontra-se em obras. Agora o embarque e desembarque será no canteiro central.
Ontem, a prefeita Marta Suplicy, acompanhada de Bittencourt, vistoriou o trecho em um ônibus biarticulado, o "maior do mundo", segundo ela. A novidade apresentada pela prefeitura começa a circular a partir de hoje, com dois veículos.
"Nós introduzimos o primeiro ônibus, com 360 lugares, que é o maior do mundo", disse a prefeita. Apesar de grande, o ônibus utilizado não atende, com conforto, ao número de passageiros previstos por ela e por Bittencourt. Uma placa no próprio veículo informa que "o maior do mundo" comporta 71 pessoas sentadas e 81 em pé, totalizando 152 passageiros.
Bittencourt atribuiu a diferença ao fato de que o cálculo padrão prevê até sete pessoas por metro quadrado, mas que, na realidade, cabem mais pessoas nesse espaço.
Com a operação, os ônibus passarão a circular pela pista da esquerda, separada das outras por uma faixa pintada no asfalto. A prefeitura pretende diminuir o tempo de viagem em 20 minutos.
As obras do trecho completo do corredor, que terá 13 quilômetros de extensão, têm um custo total estimado em R$ 45 milhões.
A SPTrans (empresa que gerencia o transporte coletivo) tira dúvidas dos usuários pelo telefone 156 ou no site www.sptrans.com.br.


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