São Paulo, sábado, 26 de junho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SEGURANÇA

Unidade da Polícia Federal de Volta Redonda (RJ), que cuidará de 13 cidades, tem 14 policiais, quando o ideal seriam 40

Com déficit de agentes, PF abre delegacia

SERGIO TORRES
ENVIADO ESPECIAL A VOLTA REDONDA (RJ)

Uma delegacia da PF (Polícia Federal) foi inaugurada ontem em Volta Redonda (130 km do Rio) pelo ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, sem que haja funcionários e patrulhas suficientes para o trabalho.
No primeiro dia de atividade, a delegacia tinha 14 policiais e sete veículos. Para o diretor da unidade, delegado César Gaspar, o ideal seriam 40 policiais e 11 carros.
A delegacia está encarregada de 13 municípios das regiões central e sul do Estado do Rio, entre eles Angra dos Reis, Parati e Resende. A relação atual é de um agente por município a ser policiado, pois o 14º funcionário é o diretor.
A inauguração faz parte do acordo que os governos federal e estadual fecharam em 10 de maio deste ano, pelo qual a PF se comprometeu a criar a delegacia.
Um prédio de dois andares foi reformado para abrigar a unidade. Mas, por falta de pessoal e de material, serviços previstos, como a emissão de passaportes e a fiscalização de empresas de segurança, não têm data para começar.
Em discurso, o diretor-geral da PF, Paulo Lacerda, falou sobre a falta de pessoal. "Esperamos agora iniciar a aquisição de equipamentos que nos permitam fazer uma integração na área de inteligência para que a unidade, a despeito do efetivo, que certamente não será dos maiores, tenha as condições de somar esforços com as demais [unidades]", afirmou.
Na tentativa de dar à delegacia condições de funcionamento, o superintendente da PF no Estado do Rio, José Milton Rodrigues, está designando, emergencialmente, um delegado que trabalha no Rio. "Precisamos começar. Os concursos sempre destinarão vagas para aqui. Com a compra de armas, viaturas, computadores, a mesma coisa. A delegacia sempre receberá uma parte", disse.
A PF abriu uma espécie de voluntariado na tentativa de completar a equipe de Volta Redonda. Policiais de todo o Brasil estão sendo consultados se gostariam de ir para a cidade, escolhida por ser perto da rodovia Rio-São Paulo (via Dutra) e por ter uma representação da Justiça Federal.


Texto Anterior: Final de semana em SP tem agenda cheia
Próximo Texto: Polícia faz blitz para impedir "motoassaltos"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.