São Paulo, sábado, 26 de junho de 2004

Texto Anterior | Índice

DROGAS

ONU diz que país é rota final consolidada para venda de ecstasy e anfetaminas
O Brasil se consolidou como uma rota final para a venda de anfetaminas e de ecstasy, segundo relatório da ONU (Organização das Nações Unidas) divulgado ontem. A Europa, principal produtor mundial das drogas, é a fornecedora para o país.
A produção de anfetaminas e de ecstasy vem aumentando, informa o relatório. Em 1992, eram fechados no mundo menos de mil laboratórios por ano. A tendência subiu e passou das 6.000 instalações fechadas em 1999. Já em 2002, ultrapassou os 10 mil laboratórios desativados.
Na Europa, foram apreendidas 4,7 toneladas de ecstasy e 4,1 de anfetaminas em 2002. A ONU estima que foram produzidas 410 toneladas de anfetaminas e 113 toneladas de ecstasy (1,4 bilhão de pílulas) no ano.
Hoje, a ONU estima que 0,3% da população consome anfetaminas no Brasil, em comparação a 0,4% consumidores de cocaína. A entidade ainda não possui dados sobre o uso de ecstasy no país.
(DA SUCURSAL DE BRASÍLIA)


Texto Anterior: Saúde: Presidente da ANS diz que governo estuda projeto para rever a lei dos planos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.