São Paulo, sexta-feira, 26 de junho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Gripe suína já afeta tráfego aéreo internacional

DA FOLHA ONLINE
DA REPORTAGEM LOCAL

O vírus da gripe suína teve impacto no tráfego aéreo mundial de passageiros em maio. No México, epicentro da doença, a quantidade de voos caiu quase 40%, conforme divulgou a Iata (Associação Internacional de Transporte Aéreo).
A entidade diz em seu comunicado que maio foi o primeiro mês completo que registrou o impacto da gripe A nas viagens.
Ela estima que a gripe suína tenha motivado uma redução global de 1% no tráfego de passageiros no mês passado.
A queda no movimento aéreo mundial foi de 9,3% em relação ao mesmo período de 2008 -boa parte da redução se deve a outros fatores, como à crise econômica internacional.
A Iata destaca que o tráfego das companhias latino-americanas caiu 9,2% na comparação com o mês de maio de 2008.
Essas empresas aéreas registraram a menor taxa de ocupação dentre todas as regiões: 64,7%. No cenário mundial, a taxa de ocupação foi de 71,2%, contra 74,5% há um ano.

Brasil
No Brasil, dados da Infraero (empresa de infraestrutura aeroportuária) mostram que houve uma queda de 5,6% na quantidade de voos internacionais em maio em relação ao mesmo mês do ano anterior. No movimento aéreo total (incluindo os voos nacionais), houve aumento de 8%.
A tendência de queda nos voos para fora do país já vinha ocorrendo nos meses anteriores, porém em menor escala -redução de 2,3% entre janeiro e abril na comparação com igual período do ano passado.


Com agências internacionais

Texto Anterior: SP não pretende ampliar rede de atendimento
Próximo Texto: Barbara Gancia: E agora, José?
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.