São Paulo, sábado, 26 de junho de 2010

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Programa melhora a alfabetização de alunos no Ceará

Número de alunos que leem e escrevem no 2º ano foi de 15% para 56%; projeto pode se expandir para o país

ELIDA OLIVEIRA
DE SÃO PAULO

Um programa de alfabetização instituído no Ceará provocou um salto na compreensão de textos entre estudantes e deve ser levado para outras partes do país.
Em três anos, o Paic (Programa Alfabetização na Idade Certa) elevou o nível de leitura e compreensão de texto dos 140 mil alunos de até sete anos na rede pública.
De intermediária, passaram a ter uma compreensão considerada adequada dos textos. Dados da Secretaria da Educação mostram que, em 2005, só 15% dos alunos saíam do 2º ano do ensino fundamental alfabetizados. Atualmente, são 56%.
O projeto foi criado em 2007. Desde então, 162 das 184 cidades tiveram média satisfatória em alfabetização.
A experiência pode se tornar nacional, segundo o Ministério da Educação. Não há prazo para a expansão.

MOTIVAÇÃO
O programa é estruturado em cinco eixos de ação, que incluem materiais didáticos, formação de professores e gestão escolar. A alfabetização é estimulada desde a pré-escola. Na há repetência do primeiro para o segundo ano.
Outro pilar é a avaliação externa dos alunos. O Estado atrelou parte do repasse do ICMS aos municípios a resultados na alfabetização infantil. Esses indicadores são obtidos com provas feitas duas vezes ao ano -uma pelo Estado, outra pelo município.
Na cidade de Morrinhos (207 km de Fortaleza), há 30 escolas de ensino fundamental e todas carecem de infraestrutura, segundo Maria Vera Vasconcelos, secretária municipal de Educação.
Ainda assim, a cidade está entre as que apresentaram os melhores resultados no Paic. De acordo com a secretária, isso foi obtido com a atenção no trabalho dos professores.
Em 2008, 50 entre 411 crianças de Morrinhos saíam do segundo ano do ensino fundamental alfabetizadas. Hoje, são 376 que conseguem ler e escrever nesta fase.


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