|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
Programa melhora a alfabetização de alunos no Ceará
Número de alunos que leem e escrevem no 2º ano foi de 15% para 56%; projeto pode se expandir para o país
ELIDA OLIVEIRA
DE SÃO PAULO
Um programa de alfabetização instituído no Ceará
provocou um salto na compreensão de textos entre estudantes e deve ser levado
para outras partes do país.
Em três anos, o Paic (Programa Alfabetização na Idade Certa) elevou o nível de
leitura e compreensão de texto dos 140 mil alunos de até
sete anos na rede pública.
De intermediária, passaram a ter uma compreensão
considerada adequada dos
textos. Dados da Secretaria
da Educação mostram que,
em 2005, só 15% dos alunos
saíam do 2º ano do ensino
fundamental alfabetizados.
Atualmente, são 56%.
O projeto foi criado em
2007. Desde então, 162 das
184 cidades tiveram média
satisfatória em alfabetização.
A experiência pode se tornar nacional, segundo o Ministério da Educação. Não há
prazo para a expansão.
MOTIVAÇÃO
O programa é estruturado
em cinco eixos de ação, que
incluem materiais didáticos,
formação de professores e
gestão escolar. A alfabetização é estimulada desde a pré-escola. Na há repetência do
primeiro para o segundo ano.
Outro pilar é a avaliação
externa dos alunos. O Estado
atrelou parte do repasse do
ICMS aos municípios a resultados na alfabetização infantil. Esses indicadores são obtidos com provas feitas duas
vezes ao ano -uma pelo Estado, outra pelo município.
Na cidade de Morrinhos
(207 km de Fortaleza), há 30
escolas de ensino fundamental e todas carecem de infraestrutura, segundo Maria
Vera Vasconcelos, secretária
municipal de Educação.
Ainda assim, a cidade está
entre as que apresentaram os
melhores resultados no Paic.
De acordo com a secretária,
isso foi obtido com a atenção
no trabalho dos professores.
Em 2008, 50 entre 411
crianças de Morrinhos saíam
do segundo ano do ensino
fundamental alfabetizadas.
Hoje, são 376 que conseguem
ler e escrever nesta fase.
Texto Anterior: Colégio oferece US$ 500 a quem indicar professor Próximo Texto: Frase Índice
|