São Paulo, terça-feira, 26 de julho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

ROGÉRIO MARINHO (1919-2011)

Irmão mais novo de Roberto Marinho

DIANA BRITO
DO RIO

O jornalista Rogério Marinho, 92, morreu ontem no Hospital Samaritano, no Rio, de insuficiência respiratória aguda. Estava internado desde a última quarta-feira.
Era o irmão mais novo e o último ainda vivo do também jornalista Roberto Marinho (1904-2003), dono das Organizações Globo.
O caçula dos seis filhos de Irineu Marinho tinha seis anos quando o pai fundou o jornal "O Globo", em 1925.
Irineu morreu dias depois de lançar o jornal, que passou a ser dirigido por Euclydes de Matos. Após a morte de Matos, em 1931, Roberto assumiu a direção.
Em 1938, aos 18, Rogério foi convidado pelo irmão para trabalhar em "O Globo", como repórter de esportes, sob as ordens de Mário Filho -irmão de Nelson Rodrigues que dá nome ao Maracanã.
Passaria por várias funções, como redator e diretor-substituto. Atualmente, era vice-presidente da Infoglobo, braço empresarial do grupo que reúne os jornais "O Globo", "Extra" e "Expresso", os sites Globo e Extra e a Agência O Globo de notícias.
Formado em direito, nunca exerceu a advocacia.
Em depoimento ao projeto Memória Globo, falou sobre o início da carreira. "Não era esse jornalismo de hoje, tecnológico. Era um jornalismo de esforço pessoal, cada um fazia o que devia fazer e o que outros deviam fazer também, para não atrasar o jornal."
Rogério deixa a mulher, Elizabeth Pessoa Cavalcanti de Albuquerque, com quem foi casado por mais de 60 anos, filha e dois netos. O velório segue hoje no cemitério São João Batista. A cremação será no cemitério do Caju.

coluna.obituario@uol.com.br


Texto Anterior: Mortes
Próximo Texto: Voo de Dallas para Cumbica faz pouso de emergência
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.