São Paulo, terça-feira, 26 de julho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Voo de Dallas para Cumbica faz pouso de emergência

Problema em turbina obrigou piloto do Boeing da American Airlines a voltar ao aeroporto 15 minutos após ter decolado

Aeronave despejou parte do combustível para reduzir o peso antes de pousar; não houve feridos


MARTHA ALVES
MÁRCIO NEVES

DE SÃO PAULO

Um avião da American Airlines com 246 passageiros e 14 tripulantes fez um pouso de emergência 15 minutos após decolar do aeroporto internacional de Dallas (EUA) com destino a Cumbica, em Guarulhos, na noite de domingo. Não houve feridos. O voo 963 havia partido às 20h14 (23h14 em Brasília).
Segundo a companhia aérea, um alerta de incêndio no motor direito apareceu na cabine do Boeing 777-200 após a decolagem. O piloto, então, desligou o motor manualmente e o sinal desapareceu.
Em seguida, ele declarou emergência à torre e passou a voar em círculos à espera de permissão para pousar. Parte do combustível foi liberada para reduzir o peso.
O empresário Rodrigo Magalhães Costa, que estava no voo, contou que, pouco depois de decolar, o avião perdeu altitude em segundos. "Vi no painel de informações do avião a altitude baixar de 1.870 para 535 metros."
Ele afirmou ainda que viu uma turbina pegando fogo e o despejo do combustível.
A empresa informou que perícia inicial no avião não achou evidências de fogo e que os passageiros podem ter confundido o rastro de vapor do combustível com fumaça.
Segundo a American Airlines, a maior parte do combustível evaporou antes de atingir o chão. Um cinegrafista amador registrou o avião despejando o combustível.
Costa afirmou que, após a perda de altitude, o piloto pediu para todos os passageiros apertarem os cintos porque em dois minutos faria um pouso de emergência.
"O piloto heroicamente conduziu a aeronave ao solo e apareceram bombeiros e policiais por todos os lados."
No pouso, "dois ou três pneus do avião estouraram antes de ele parar", informou comunicado da American.
Os 20 minutos após o pouso, com os bombeiros resfriando as turbinas com produtos químicos, foram de muita tensão para os passageiros, contou Costa. Todos os ocupantes foram retirados sem ferimentos e levados para hotéis.
Os passageiros partiram dos EUA ontem de manhã em outro avião, que pousou às 21h10 em Cumbica.

FOLHA.com
Veja o vídeo com o avião liberando combustível
www.folha.com/vi949302


Texto Anterior: Rogério Marinho (1919-2011): Irmão mais novo de Roberto Marinho
Próximo Texto: Frase
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.