São Paulo, terça-feira, 26 de setembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Consumo

Consumidora protesta contra cobrança de boleto bancário

DA REPORTAGEM LOCAL

Patricia Schmidt critica a DirecTV. Ela conta que pagou a conta pela internet, mas descobriu que a empresa cobra boleto bancário.
Ela afirma que já havia denunciado uma concorrente pelo mesmo problema. Ao questionar o serviço de atendimento ao consumidor, a atendente disse que a cobrança é devida.
"Fico imaginando quantas milhares de pessoas pagam diariamente boleto bancário referente à prestação de serviços: "A cobrança do boleto bancário de fornecimento de serviço ou aquisição de produto configura-se prática abusiva, nos moldes do art.39, 5º, CDC [Código de Defesa do Consumidor], por onerar excessivamente o consumidor na transferência de uma obrigação que compõe a atividade do fornecedor"."
Citando o código, a leitora afirma que tem direito ao dobro do que pagou em excesso. "A falta de ética já faz parte do conceito empresa/cliente, ou então ninguém conhece o código e, devido à árdua batalha, vamos abrindo mão do que nos é devido..."

Resposta: A DirecTV diz que não há abuso na cobrança, pois a empresa disponibiliza outros meios de pagamento que não implicam no custo do boleto. "Caso a cliente tenha interesse, poderá entrar em contato com a DirecTV e solicitar a alteração da forma de pagamento para débito automático em conta corrente ou cobrança no cartão de crédito." A empresa afirma que contatou a consumidora para esclarecer o assunto.


Texto Anterior: Maria Inês Dolci: Democracia digital
Próximo Texto: Cliente reclama de juros em parcelas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.