São Paulo, sábado, 26 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FERIADO

Hotéis esperam movimento maior devido ao Dia do Servidor Público, comemorado na segunda

Litoral norte espera receber 400 mil turistas

DA FOLHA VALE

Devido ao feriado do Dia do Servidor Público na próxima segunda-feira, as quatro cidades do litoral norte esperam receber, juntas, cerca de 400 mil turistas neste final de semana.
Em Ubatuba, cerca de 60% dos 15 mil leitos oferecidos em hotéis e pousadas já estão reservados até a próxima segunda-feira.
De acordo com o coordenador de turismo do Sindicato dos Hotéis de Ubatuba, José Carlos de Souza, o restante dos leitos disponíveis deve ser ocupado por turistas de última hora.
A previsão da Secretaria de Turismo da prefeitura é que cerca de 150 mil pessoas visitem Ubatuba nos próximos três dias.
Em São Sebastião, a Secretaria de Turismo espera receber cerca de 150 mil pessoas, 50 mil turistas a mais do que no último final de semana.
Em Caraguatatuba, que já tem cerca de 40% dos leitos reservados, a prefeitura espera receber cerca de 50 mil pessoas.
Para evitar filas na travessia entre São Sebastião e Ilhabela, a Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S.A.) disponibilizou desde ontem quatro balsas para fazer o trajeto.
No último final de semana, quando apenas três balsas estavam em operação, a Dersa registrou cerca de duas horas de fila para a travessia.

Shoppings
Apesar de o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) ter negado o pedido de autorização feito pela Associação Brasileira de Lojistas de Shopping para que as lojas pudessem abrir amanhã, boa parte dos lojistas dos 542 shoppings do país não deve seguir a determinação do tribunal, diz o presidente da associação, Nabil Sahyoun.
"Muitos vão correr o risco [a partir das 14h]. São 63 mil lojistas no país inteiro, não dá para a gente controlar. Eles só querem ter o direito de trabalhar", declarou Sahyoun. Segundo ele, o prejuízo com o fechamento de todas as lojas chegaria a R$ 100 milhões.
Ontem, a Justiça Federal negou pedido de liminar feito pela associação para que a Delegacia Regional do Trabalho não pudesse multar ou fechar lojas abertas em shoppings de São Paulo.
No primeiro turno, as lojas dos shoppings abriram na capital paulista. "Foi uma atrocidade o que fizeram no dia 6 de outubro, milhares de trabalhadores não votaram. Quem fizer de novo vai pagar caro", afirmou o vice-presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de São Paulo, Ricardo Patah.
De acordo com Patah, o sindicato vai monitorar o funcionamento do comércio e denunciará quem abrir ao Ministério Público e outros órgãos. "Não existe prejuízo para o comerciante. Praticamente não há mais compra por impulso nos shoppings."
Praças de alimentação, cinemas e outros estabelecimentos do ramo de entretenimento no interior dos shoppings poderão funcionar normalmente.

Transporte
Amanhã o transporte coletivo nas ruas de São Paulo recebe 2.000 ônibus a mais do que a frota que normalmente circula aos domingos -serão cerca de 7.000 carros ao todo. O metrô funcionará como nos demais domingos.
Segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), amanhã será permitido estacionar nos locais onde normalmente só é permitido parar. Nos locais onde nem a parada é permitida, a proibição continua valendo.


Colaborou a Reportagem Local

Texto Anterior: Em SP, atraso nas análises teve início em 2000
Próximo Texto: Prefeita decreta ponto facultativo na segunda-feira
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.