São Paulo, quinta-feira, 26 de outubro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PASQUALE CIPRO NETO

"Questão substantiva"

< "Substantivo" tem relação com o que está na base, na sustentação; é o suporte, a essência, a substância

AS ELEIÇÕES ESTÃO AÍ, e o tiroteio verbal continua. Num deles, interminável, situacionistas e oposicionistas se manifestam a respeito do tal dinheiro que... Você já sabe que história é essa. Pois bem.
Quando defendem a revelação da origem do dinheiro, alguns tucanos empregam a expressão "questão substantiva" ("A origem do dinheiro é questão substantiva"). Alguns petistas respondem com a expressão "questão adjetiva" ("Essa questão é adjetiva; a questão substantiva é saber quem de fato está por trás disso", disse um dos partidários de Lula).
E então, caro leitor? É claro que -neste espaço- não me interessa discutir se a questão é substantiva ou adjetiva; interessa-me discutir por que se empregam essas duas palavras em pendengas como a mencionada. Quando você estudou os substantivos e os adjetivos, que lhe disseram? Disseram-lhe que "adjetivo é palavra que indica qualidade e ponto final"? Se a resposta é "sim", isso fez você achar que "honestidade", por exemplo, é adjetivo? Se a resposta mais uma vez é "sim", parece conveniente começar de novo.
Como já afirmei diversas vezes neste espaço, um pouco de etimologia não mata ninguém. A palavra "substantivo", que vem do latim, é da família de "substare" ("sobestar", em português), em que se encontram os elementos "sub" e "stare". O primeiro é o que dá origem à nossa preposição "sob"; o segundo, ao nosso verbo "estar". Além do significado de "estar abaixo de", o verbo latino "substare" tem os de "ser o sustentáculo, o suporte, a base, a essência", "fazer frente a", "resistir" etc.
No "Aurélio", o primeiro significado de "substantivo" é este: "Que, por si só, designa a própria substância de um ser real ou metafísico". Com esse sentido, o dicionário dá dois exemplos: "Aquela jovem era a expressão substantiva da beleza"; "A imagem substantiva do absoluto decorre de tendências puramente individuais".
Parece que chegamos lá, caro leitor. O que é substantivo se refere à substância, ao substancial, ao essencial, à base. Para os tucanos, portanto, a origem do tal dinheiro é questão substantiva, ou seja, essencial, básica, primordial, e não acessória.
Note que, em "questão substantiva", o substantivo é "questão"; a palavra "substantiva" é... É adjetivo, sim, já que atribui qualidade ao substantivo "questão". Que coisa de doido!
Se você procurar o verbete "substantivo" num dicionário, verá que a primeira definição é do adjetivo (que no "Aurélio vem sob a forma "Adj."; no "Houaiss" vem por extenso mesmo). Entendeu? Trocando em miúdos: quando se procura "substantivo" no "Aurélio", a primeira coisa que aparece no corpo das definições é "Adj."; no "Houaiss" é "adjetivo". Mas como? Quer dizer que "substantivo" pode ser "adjetivo"? É claro que sim, caro leitor.
E o que é "adjetivo" então? Vamos direto ao ponto. Essa palavra também vem do latim e é da família de "jazer" ("jacere", que significa "estar deitado, estendido"). O elemento "ad-" significa "junto, ao lado". Moral da história: o adjetivo jaz ao lado do substancial, do substantivo; junta-se a ele, para modificá-lo, qualificá-lo. A palavra "honestidade", por exemplo, não funciona como adjetivo, já que não é possível empregá-la para qualificar um substantivo. Alguém conhece algum presidente ou candidato honestidade? É isso.

inculta@uol.com.br


Texto Anterior: Escolas de SP terão reajuste acima da inflação
Próximo Texto: Trânsito
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.