São Paulo, domingo, 26 de outubro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cachoeiras e trilhas são os destaques

DA REPORTAGEM LOCAL

O extremo sul da cidade de São Paulo é rico em atrativos turísticos. Para quem prefere turismo de aventura, por exemplo, Marsilac tem opções. Os rios Capivari e Monos (daí o nome da Área de Preservação Ambiental) possuem cachoeiras, corredeiras e locais para aventuras radicais.
"Estamos testando o rio Capivari em várias épocas do ano para saber o que vai ser possível fazer, se é um rafting [descida em corredeira], canoagem ou bóia-cross", disse Roberto Carlos da Silva, presidente da Aecotur e dono de uma pousada. Ainda em Marsilac, dentro do Parque Estadual da Serra do Mar, uma das trilhas leva a um mirante de onde é possível ver o mar e a praia de Itanhaém.

Aldeias
Em Parelheiros, duas aldeias de índios guaranis já recebem grupos de turistas, levam os "brancos" para trilhas dentro de suas terras e, claro, vendem seus artesanatos.
No bairro de Colônia Paulista, em Parelheiros, uma das atrações é o cemitério alemão, o mais antigo de São Paulo.
Também há a cratera de 3,5 km2 que teria sido formada a partir do choque de um meteorito há 35 milhões de anos.
No Bororé, uma ilha na represa Billings, empreendedores oferecem, entre outros atrativos, passeios de escuna, palestras sobre cogumelos shimeji e observação de aves.
São coisas que boa parte dos moradores de São Paulo nem sabia que existia. Muito menos, que estava tão perto de casa.


Veja o mapa da região com as opções de lazer
www.folha.com.br/082987



Texto Anterior: Infra-estrutura é precária no extremo sul
Próximo Texto: Índios e donos de sítios esperam lucros
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.