São Paulo, domingo, 26 de novembro de 2006

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Empresas já propõem mudar regras da aviação

DA SUCURSAL DO RIO

Os sindicatos de empresas aéreas e dos aeronautas sugeriram ao comando da Aeronáutica mudanças nas regras de aviação. O objetivo é aumentar a margem de segurança nos vôos enquanto as investigações sobre o acidente com o vôo da Gol não forem concluídas.
Segundo Célio Abreu, assessor de segurança do Sindicato Nacional dos Aeronautas, a mudança vai reduzir a possibilidade de novos acidentes. O sindicato propôs a adoção de um desvio lateral para a direita nos dois sentidos para aerovias de mão dupla. A distância vertical entre as aerovias permanecerá em mil pés, mas ao invés de as aeronaves ficarem exatamente abaixo uma das outras, será adotada uma distância lateral de 2 quilômetros.
"Hoje há uma precisão nos aviões de alta tecnologia que permite o cumprimento da rota com passagem exatamente no eixo da aerovia. Isso faz com que as aeronaves fiquem exatamente em cima das outras. O que sugerimos é uma medida preventiva enquanto não terminam as investigações sobre as causas do acidente", disse.
Abreu destaca que ao fim das investigações sobre o vôo 1907, diversas recomendações de segurança serão divulgadas. A medida proposta pelos sindicatos tem caráter provisório.
Segundo o especialista em segurança de vôo do Snea (Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias), Ronaldo Jenkins, a prática tem o nome técnico de "off-set course" e é normalmente adotada na África, na Ásia e em rotas oceânicas. "Só quem pode fazer isso são aeronaves com sistema de gerenciamento de navegação e navegação autônoma", afirmou.
"A medida pode ser adotada nas rotas amazônicas porque não tem uma aerovia próxima da outra. Em qualquer região onde houver aerovias mais isoladas ela é cabível", disse. Segundo a assessoria da Aeronáutica, a mudança está em estudo.


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