São Paulo, quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Governo federal vai liberar recursos extras

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O governo federal vai liberar recursos extras para o Estado de Santa Catarina. A medida foi confirmada ontem durante reunião na residência oficial do governador do Estado, Luiz Henrique (PMDB), da qual participaram os ministros Geddel Vieira Lima (Integração Nacional) e Alfredo Nascimento (Transportes).
O valor que será destinado ainda está em análise e deverá ser fechado pelo Ministério do Planejamento.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinará ainda hoje a medida provisória para garantir os recursos.
Ontem, o ministro dos Transportes adiantou que serão liberados, além do crédito extra, R$ 40 milhões para recuperar rodovias. Os principais trechos afetados são da BR-101 na região de Palhoça, da BR-470 em Gaspar e da BR-282 de Águas Mornas a Alfredo Wagner. Segundo o Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes, as obras serão iniciadas assim que as condições climáticas permitirem.
Geddel diz que a prioridade no momento é o resgate e a assistência à população. "Vamos prestar socorro, atendimento médico, [dar] alimentos e o que for necessário."
Ele afirmou também que o governo de Santa Catarina deve elaborar um relatório, avaliando os prejuízos e danos provocados pelas fortes chuvas. Os esforços, segundo o ministro, deverão ser concentrados na área do Vale do Itajaí, um dos locais mais atingidos.
O Palácio do Planalto avalia agora a possibilidade de o próprio presidente ir a Santa Catarina até o fim da semana.
O ministro José Gomes Temporão (Saúde) irá se encontrar hoje com o governador Luiz Henrique e deverá anunciar medidas emergenciais para socorro às vítimas. Autoridades do Estado querem auxílio para prevenir casos de leptospirose, que podem surgir em situações de alagamento.
O Exército anunciou o envio a Santa Catarina de quatro helicópteros, um gerador com capacidade para atender a um hospital, um posto de abastecimento de água potável, 19 viaturas e 16 botes. Foi instalado também um posto de saúde. Além disso, a Polícia Federal enviou três helicópteros com equipes especializadas no resgate de corpos e sobreviventes.


Texto Anterior: Só uma cidade recebeu verba para prevenção
Próximo Texto: Parado, porto de Itajaí já acumula perda de R$ 166 mi
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.