São Paulo, quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Chuva atinge 19 cidades do ES e afeta 2,7 milhões

CRISTINA MORENO DE CASTRO
DA AGÊNCIA FOLHA

Quase 80% da população capixaba, principalmente em Vitória e região metropolitana, foi afetada pela forte chuva que atinge o Estado desde o dia 14.
São os cerca de 2,7 milhões de moradores dos 19 municípios listados pelo Corpo de Bombeiros do Espírito Santo no relatório de acompanhamento de desastres. Esses locais registraram quedas de árvores, de muros, deslizamentos e alagamentos de ruas.
Além disso, 357 casas ficaram danificadas e 14 destruídas em todo o Estado, o que fez com que 386 pessoas tivessem de deixar suas moradias. Não há feridos ou desaparecidos.
Já são cinco cidades em situação de emergência: Domingos Martins, Baixo Guandu, Vila Velha, Iconha e Vargem Alta.

Vias interditadas
Várias estradas tiveram de ser parcialmente interditadas devido à queda de barreiras. Ao todo, 81 caíram desde a última sexta-feira. Ontem caíram barreiras em ao menos 20 pontos das BRs 262 e 101, que dão acesso a Minas Gerais e ao Rio de Janeiro, de acordo com a Polícia Rodoviária Federal.
O fluxo ficou mais lento, causando congestionamento, enquanto as equipes do Dnit (Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes) limpavam os acostamentos tomados pela lama. Não há como prever quando o trânsito voltará ao normal.
A ferrovia Centro-Atlântica, que já estava parada para manutenção perto de Vitória, ficou interditada depois que cinco deslizamentos de barreiras bloquearam os trilhos. Casas próximas também foram danificadas, mas ninguém se feriu.
A chuva deve continuar em todo o Estado pelo menos até sexta-feira, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia. Vitória não vivia um novembro tão chuvoso há 84 anos.


Texto Anterior: Empresa estima levar 21 dias para reparar gasoduto danificado pelas chuvas em SC
Próximo Texto: Verba prevista para evitar danos naturais caiu desde 2004 em SC
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.