São Paulo, quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Verba prevista para evitar danos naturais caiu desde 2004 em SC

DA AGÊNCIA FOLHA

Apesar de Santa Catarina ter sido atingida por ao menos seis tornados e um ciclone desde 2004, as verbas para prevenir danos causados por desastres naturais caíram entre os PPAs (Planos Plurianuais) elaborados para os períodos de 2004 a 2007, e de 2008 a 2011.
Os planos estabelecem uma programação de gastos pelo governo do Estado para um período de quatro anos, que pode ser alterada posteriormente. Santa Catarina é governada por Luiz Henrique (PMDB) desde 2003.
Enquanto no Plano Plurianual 2004-2007 as verbas para ações destinadas a minimizar os efeitos dos desastres foram de R$ 10,2 milhões, o orçamento previsto até 2011 para ações similares é de R$ 9,6 milhões -uma queda de 6,7%.
A reportagem procurou a Secretaria da Segurança Pública -responsável pelas ações de prevenção a desastres, através da Defesa Civil-, mas foi informada de que dados sobre previsões orçamentárias não poderiam ser obtidos ontem devido à mobilização do órgão no caos gerado pelas chuvas no Estado.
Em um diagnóstico de 25 páginas sobre os desafios do Estado, elaborado junto com o PPA 2008-2011, não é citada a vulnerabilidade do Estado quanto aos desastres naturais.
No PPA anterior, as avaliações sobre as principais dificuldades de 29 regiões do Estado não tem qualquer referência a problemas relativos a chuvas e outros fenômenos naturais.


Texto Anterior: Chuva atinge 19 cidades do ES e afeta 2,7 milhões
Próximo Texto: Gilberto Dimenstein: Por trás das lentes tem outra lente
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.