São Paulo, quinta-feira, 26 de novembro de 2009

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Shoppings dificultam isenção para clientes

Estabelecimentos não avisavam consumidores do benefício, como manda a lei, e burocratizaram o processo de desconto

Clientes desistem de pedir isenção por causa das dificuldades impostas; centros comerciais dizem que estão se adaptando

DA REPORTAGEM LOCAL

Shoppings de São Paulo já liberavam ontem a cobrança do estacionamento de clientes que haviam comprado dez vezes o valor que deveria ser pago pelo tempo que mantiveram o carro na garagem, mas não avisavam os consumidores do benefício, como manda a nova lei, e fizeram de tudo para complicar a vida de quem exigia o direito.
No Bourbon Pompeia, que tem 3.000 vagas, na zona oeste, quem foi ao caixa para validar o tíquete e sair sem pagar era informado de que teria de ir à gerência da administradora do estacionamento, a Estapar, escondida na saída dos carros.
"O senhor desce três andares, sai à direita, cruza o estacionamento. A central fica na segunda porta à esquerda", dizia a operadora de caixa ao professor Luiz Antonio Ribeiro, que desistiu de pedir a isenção e pagou R$ 6 pelas cerca de duas horas em que ficou no Bourbon.
"Dá muito trabalho, estou atrasado. Para que facilitar se podem complicar? Olhe o trânsito que está aí fora, não vou perder tempo", respondeu.
No shopping Pátio Higienópolis, na região central, também não havia placas informativas sobre a mudança, mas o novo benefício podia ser pedido nos próprios caixas, mediante comprovação por meio das notas fiscais de compras. Os operadores, no entanto, não informavam o direito -só conseguiu a liberação quem pediu.
A representante comercial Maria Cristina da Costa só soube que poderia ter pedido a gratuidade depois de ter pago R$ 8 pelas duas horas e meia em que deixou o carro estacionado no shopping. Tentou pedir o reembolso, mostrou notas fiscais, mas não conseguiu.
O Pátio Higienópolis informou ontem que "segue todas as leis e já está fazendo os ajustes necessários" para se adequar às mudanças. O Bourbon Pompeia disse que teve ontem um problema no sistema. O Sindepark (sindicato do setor) disse que emitirá nota oficial hoje após reunião sobre a nova lei.


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