São Paulo, terça-feira, 26 de dezembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Notáveis cuidarão do "novo Cingapura"

DA REPORTAGEM LOCAL

Um grupo de notáveis -que inclui da ex-secretária da Habitação Ermínia Maricato ao ator Sérgio Mamberti- cuidará da reformulação do projeto Cingapura. Leia mais trechos da entrevista:

CONTRATOS - Se você me perguntar se eu vou terminar os contratos que estão em vigência, eu responderei que sim. Não podemos parar e pensar no que iremos fazer. Agora, o pós-Cingapura é outra história. O Cingapura é um projeto ultrapassado.
Houve um trabalho social muito equivocado no projeto. As pessoas moravam na favela, onde tinham um bar, um mercado, um bilhar, todo tipo de atividade econômica. Aí eles foram lá e retiraram as pessoas da favela, e essas pessoas passaram a pagar um apartamento, condomínio, água e luz. Além disso, o Cingapura não permite o acesso do pobre. Quem ganha de 0 a 3 salários mínimos não pode pagá-lo.

CRÉDITO POPULAR - A nossa idéia é fazer um programa importante para alavancar o acesso à moradia popular. Aí entra o programa de renda mínima. Faremos um estudo que garanta, apesar da renda baixa, que um pedaço dessa renda vá para a moradia.

NOTÁVEIS - Nós vamos redesenhar o programa. Para isso, vou chamar algumas figuras da sociedade que vão opinar. Hoje (sábado) eu conversei com o ator Sérgio Mamberti para convidá-lo a discutir o projeto sob a ótica da cultura. O sr. Gofredo da Silva Telles (advogado) aceitou dar a sua contribuição.
Vamos ter a colaboração ainda das arquitetas Ermínia Maricato (ex-secretária da gestão de Erundina) e Raquel Rolnik (professora da PUC de Campinas). Além disso, vamos usar a experiência do movimento de habitação popular de São Paulo.
Outro dia, uma pessoa me perguntou: "Por que casa de pobre se chama conjunto habitacional e a de rico, condomínio?" Quer dizer, temos de superar essa arquitetura padronizada, da violência, e construir a arquitetura da convivência.


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Setor cuidará da moradia popular
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.