São Paulo, terça-feira, 26 de dezembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Maiores acidentes foram causados pela Petrobras

DA AGÊNCIA FOLHA

A Petrobras foi uma das principais causadoras de acidentes envolvendo vazamento de óleo em rios e no mar.
No Paraná, o rio Iguaçu foi contaminado duas vezes em menos de dois meses. No dia 16 de julho, cerca de 4 milhões de litros de óleo cru vazaram por duas horas da Repar (Refinaria Presidente Getúlio Vargas), em Araucária. Parte do óleo atingiu as águas do Iguaçu.
No começo de setembro, o Iguaçu recebeu mais 5.000 litros de óleo, dessa vez decorrentes da Terpasul, empresa localizada no bairro de Boqueirão (periferia de Curitiba).
No início de novembro, o navio Vergina 2, da empresa cipriota Grevia Marine, que prestava serviço para a Petrobras, derramou 86 mil litros de óleo no porto de São Sebastião (SP).
Com o vazamento, 20 praias foram contaminadas. O acidente rendeu à Petrobras uma multa de R$ 2 milhões por danos ambientais.
Em junho, a baía de Guanabara foi atingida por 380 litros de petróleo. Mas foi no início de 2000 que os vazamentos começaram a trazer problemas para a Petrobras.
A área atingida foi a baía de Guanabara, que, em janeiro, recebeu 1.292 toneladas de óleo. Uma falha em um dos dutos da Refinaria Duque de Caxias provocou o acidente.


Texto Anterior: Ambiente: Vazamento de óleo atinge 2 cidades no RS
Próximo Texto: Violência: Feriado termina com 104 homicídios em SP
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.