São Paulo, quarta, 27 de janeiro de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TRÂNSITO
Sistema Anchieta-Imigrantes teve lentidão durante a manhã; problema foi causado pelo retorno das férias
Volta para São Paulo dura até 3 horas

da Reportagem Local

O motorista enfrentou ontem até três horas para fazer a viagem de volta do litoral para São Paulo no período da manhã. A lentidão foi provocada pelo início da volta das férias, segundo a Ecovias, empresa responsável pelo gerenciamento do sistema Anchieta-Imigrantes.
A lentidão se concentrou principalmente nas alças de acesso para as estradas e no trecho de serra.
O percurso costuma ser feito no máximo em uma hora nos dias normais. Segundo a empresa, 321 mil motoristas desceram para o litoral no fim-de-semana devido ao feriado prolongado em comemoração do aniversário de São Paulo.
Por causa do retorno das férias, o sistema recebeu ontem um movimento extra de 40 mil veículos.
A Ecovias registrou um volume de 361 mil veículos até as 12h de ontem.
A empresa informou que foi obrigada a manter durante todo o dia a operação 2x5 (duas faixas da Anchieta descem, enquanto a subida é feita por três faixas da Imigrantes e outras duas da Anchieta) para garantir a fluidez do tráfego.
Segundo a assessoria de imprensa da Ecovias, a previsão inicial era que a operação 4x3 fosse implantada a partir das 8h de ontem. Nesse esquema, as quatro faixas da Anchieta são usadas pelos carros que descem para o litoral e as três faixas da Imigrantes ficam para o retorno para a capital.
A operação 4x3 vinha sendo adotada nas semanas anteriores para equilibrar o volume de descida e subida durante o período de férias. "Só nesse feriado a situação era diferente. Além dos que desceram no fim-de-semana, ainda existia o volume de volta que estava represado no litoral desde o Natal", disse o diretor de operações da Ecovias, Valdir Moreira.
O volume em direção à capital começou a ficar intenso a partir das 6h de ontem, de acordo com a concessionária.
Por volta das 8h, os pedágios do sistema registraram um fluxo de 4.985 veículos por hora.
Como o esquema 4x3 suporta um volume máximo de 4.500 veículos por hora na subida, os técnicos decidiram manter o esquema 2x5. Esta operação prioriza o movimento em direção à capital, com uma capacidade de até 8.000 veículos por hora.

Aniversário de Santos
A Ecovias informou que, além do início da volta das férias, outro fator que contribuiu para aumentar o fluxo de veículos na direção de São Paulo foi o aniversário de Santos. A concessionária estima que muitos santistas aproveitaram o feriado para fazer compras.
A previsão da Ecovias é que o fluxo litoral-São Paulo continue intenso até o fim-de-semana. Isso porque as aulas da rede particular recomeçam segunda-feira (dia 1º de fevereiro).



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.