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ANÁLISE
Mudou a realidade ou a interpretação?
OCIMAR MUNHOZ ALAVARSE
ESPECIAL PARA A FOLHA
Temos observado no Brasil
profundas limitações na forma
como os dirigentes de redes públicas divulgam os resultados
das avaliações externas, o que
pode pôr em risco a própria
credibilidade delas. No caso do
Saresp 2009 podemos estar
diante de tal situação.
Em 2008, a Secretaria de
Educação adotou uma divisão
de escala em quatro níveis
-abaixo do básico, básico, adequado e avançado. Considerava
que o desejável era que todos os
alunos estivessem em "adequado" e "avançado". Como a
maioria dos alunos teve desempenho inferior a este patamar,
severas críticas surgiram em
relação à política educacional.
Agora, constatamos que os
antigos níveis básico e adequado foram agrupados no atual
suficiente, o que produz uma
alteração profunda na interpretação do desempenho dos
estudantes paulistas. A maioria
que estava abaixo do desejado
tornou-se uma maioria com
aproveitamento suficiente, que
somado ao desempenho avançado, faz do ensino fundamental paulista um processo no
qual a imensa maioria tenha
bom desempenho.
Poder-se-ia discutir os critérios para fixação dos níveis e
mesmo a possibilidade de alteração dos mesmos de um ano
para o outro. Mas não parece
adequado ou suficiente fazê-lo
de modo que a mudança feita
mostra uma alteração tão profunda da interpretação da realidade das escolas estaduais. Ainda mais quando, recentemente,
tivemos acesso aos dados das
escolas municipais de São Paulo (que são muito semelhantes
às estaduais), mediante os resultados da Prova São Paulo,
que adota a mesma escala do
Saresp, e cuja avaliação foi sensivelmente diferente, pois os
critérios adotados indicavam a
maioria dos alunos em uma situação insatisfatória.
Para os que julgam que as avaliações externas possam contribuir com a melhoria do processo
pedagógico em cada sala de aula,
esse tratamento dos resultados
levanta obstáculos. Só nos resta
removê-los para fazer da avaliação um procedimento a favor
dos professores.
OCIMAR MUNHOZ ALAVARSE é professor da
Faculdade de Educação da USP
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