|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
Radar já multa invasão da faixa de pedestre
Aparelhos com essa nova atribuição começaram a ser instalados em 5 pontos da cidade de São Paulo desde novembro
Motoristas temem injustiça em penalidade de R$ 85;
CET diz que analisa cada imagem da fiscalização eletrônica antes de multar
ALENCAR IZIDORO
DA REPORTAGEM LOCAL
"O radar daqui multa por tudo. Se bobear, até se você tropeçar", brinca um camelô vizinho
do Hospital São Paulo, na Vila
Clementino, zona sul da cidade.
Juliana, que trabalha numa
banquinha bem embaixo do
aparelho instalado há três meses, conta que essa fama se espalhou depois que um conhecido parou na faixa de pedestres
da rua Pedro de Toledo, esquina com Napoleão de Barros.
O equipamento é um dos cinco contratados pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) desde novembro com a nova função: multar veículos que
invadem a faixa de travessia na
mudança do semáforo, infração
corriqueira numa metrópole
onde os pedestres são as principais vítimas do trânsito.
Essa fiscalização (que já existia em outros lugares do país)
também começou em trechos
das avenidas dos Bandeirantes,
Nações Unidas e Belmira Marin e da esquina da rua Turiassu
com avenida Pompeia. Haverá
mais três nos próximos dias.
A mais recente função dos radares se incorpora a outras difundidas nos últimos anos e
que levaram ao recorde de multas em 2009 -6,25 milhões.
Já existem na capital aparelhos para multar excesso de velocidade, desrespeito ao rodízio
e ao semáforo vermelho, invasão de faixa de ônibus e conversão proibida, por exemplo.
O rigor contra os infratores
do trânsito costuma ter a aprovação de técnicos, mas as multas eletrônicas para quem parar
na faixa de pedestres (R$ 85,13
mais quatro pontos na carteira)
podem motivar polêmicas.
O veículo que ultrapassa a linha de retenção (pintura que
delimita a área dos pedestres)
já está sujeito a ser autuado por
parada na faixa de travessia.
Na esquina da Turiassu com
a Pompeia, vizinha ao Shopping Bourbon, parte da faixa de
pedestres está apagada.
Ao lado do Hospital São Paulo, um motorista já apontava
um argumento (ou desculpa)
para contestar uma autuação.
"Tem muita ambulância. E se
eu tiver que parar na faixa para
dar passagem?", questionava
José Sebastião de Oliveira, 43.
A principal insatisfação é de
quem invade a travessia ao parar no congestionamento -cena constante na Funchal. A
CET diz que, por ser um novo
radar, analisa cada imagem antes de confirmar as multas
-422 já foram aprovadas.
Texto Anterior: Análise: Passear no shopping é um calvário Próximo Texto: Estradas: Deslizamento interdita trecho da Fernão Dias Índice
|