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Plano de metas de Kassab prevê reduzir o trânsito em 15%
Prefeitura também promete fazer intervenções em pelo
menos 15 pontos de congestionamento crônico da cidade
Proposta da gestão Gilberto
Kassab (DEM) inclui a
implantação de faixas
exclusivas e operacionais
para motos em oito locais
ALENCAR IZIDORO
RICARDO SANGIOVANNI
DA REPORTAGEM LOCAL
Reduzir os índices de lentidão do trânsito em no mínimo
15%, ampliar a restrição aos caminhões após a inauguração do
trecho sul do Rodoanel e implantar faixas exclusivas ou
prioritárias para as motos em
oito pontos de São Paulo.
As medidas fazem parte do
programa de metas da gestão
Gilberto Kassab (DEM), referente ao período de 2009 a
2012, segundo a Folha apurou.
A lista de planos em todos os
setores da administração, 90
dias depois da posse do prefeito, se tornou exigência por uma
lei aprovada no ano passado
pela Câmara Municipal.
O projeto -originalmente
proposto pelo Movimento
Nossa São Paulo- também
obriga a prestação de contas
das metas a cada seis meses.
Na lista de planos com que a
gestão Kassab se compromete
no setor de trânsito também
estão diversas obras viárias, como a extensão da av. Roberto
Marinho até a Imigrantes, a
conclusão do prolongamento
da Radial Leste e da duplicação
da estrada do M'Boi Mirim.
Constam também do programa intervenções prioritárias
em 15 gargalos de congestionamento crônicos -selecionados
pelos técnicos e onde serão feitas de obras na via e mudanças
na sinalização e semáforos.
A gestão Kassab decidiu fixar
a meta de diminuir os índices
de lentidão em ao menos 15%
apesar do crescimento da frota
-perto de mil veículos por dia.
De um lado, especialistas são
pessimistas quanto às perspectivas de melhoria da fluidez
sem medidas restritivas aos
carros -como pedágio urbano.
Por outro, a promessa do
prefeito tende a ser facilitada
pelo cenário de crise econômica, que deve reduzir a quantidade de deslocamentos. E também pela inauguração do trecho sul do Rodoanel, que vai interligar a Régis Bittencourt ao
sistema Anchieta-Imigrantes
até março de 2010.
Para atingir as metas, além
da ampliação do sistema viário
(que embute também a reforma de 30 pontes ou viadutos e
cuja prioridade costuma ser
criticada por técnicos), a gestão
Kassab prevê mudanças no rodízio aos caminhões implantado em 2008 na região central.
A ideia deve ser aplicada com
a conclusão da alça sul do Rodoanel -como deve haver cobrança de pedágio, a prefeitura
teme uma fuga dos veículos pesados pela malha urbana.
Em relação à segurança viária, a meta de Kassab é reduzir
de 2,3 para 1,8 a quantidade de
mortes no trânsito por 10 mil
veículos. Na prática, mantida a
mesma frota, significaria 316 a
menos do que as 1.463 vítimas
do ano passado inteiro. Nos últimos quatro anos, elas passaram de 1.419 para 1.463.
A Folha apurou que a lista de
compromissos do plano da gestão Kassab contempla diversas
ideias e obras atrasadas depois
de repetidas promessas.
Por exemplo, a revitalização
de 289 câmeras do trânsito,
que era prometida para ser feita ainda no primeiro mandato.
Ou então, a implantação de
100 km de ciclovias e ciclofaixas, anunciada em 2008.
Um terceiro exemplo de metas recicladas abrange intervenções no transporte coletivo,
como nos pontos de parada do
cruzamento da Faria Lima com
Rebouças e da Juscelino Kubitscheck com Santo Amaro.
A promessa de ações para as
motos -como a criação de faixas exclusivas- já havia sido
motivo de tentativas anteriores. A principal foi malsucedida: os testes de uma faixa para
motos na 23 de Maio pioraram
a fluidez e levaram ao recuo do
prefeito Kassab em 2008.
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