São Paulo, sexta-feira, 27 de maio de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Católicos vão às praças no Rio e em São Paulo para celebrar data

DA REPORTAGEM LOCAL

DA SUCURSAL DO RIO DA FOLHA RIBEIRÃO Com números bem menos expressivos que a marcha evangélica, as celebrações católicas de Corpus Christi reuniram fiéis em espaços abertos ontem em São Paulo e no Rio. Enquanto a missa paulistana aconteceu na praça da Sé, para cerca de 5.000 pessoas, a carioca foi celebrada no aterro do Flamengo e reuniu 50 mil pessoas, segundo os bombeiros (200 mil para a arquidiocese).
A cerimônia no Rio foi celebrada pelo cardeal d. Eusébio Scheid e teve o acompanhamento de uma banda pop-religiosa.
Caravanas das 248 paróquias do Rio começaram a se concentrar a partir das 14h. Houve a exibição de cantores e grupos religiosos.
A missa começou no final da tarde. Em determinado momento, até mesmo d. Eusébio bateu palmas e cantou as músicas.
Em São Paulo, a missa celebrada pelo arcebispo da cidade, cardeal dom Cláudio Hummes, comemorou também os seus 30 anos de bispado. A cerimônia durou cerca de três horas e aconteceu na praça da Sé. Nas escadarias da catedral foi construído um palco de 200 m2, onde ficaram 240 padres e 180 ministros da Eucaristia.
Na missa, Hummes pediu pelas vítimas das fortes chuvas que castigaram o Estado nos últimos dias e agradeceu pelo fato de ontem, durante o evento, não ter chovido.

Interior
Cerca de 60 mil pessoas participaram ontem da 57ª Festa de Corpus Christi de Matão (SP), segundo os organizadores. O papa João Paulo 2º foi um dos personagens mais homenageados nos desenhos dos tradicionais tapetes.
A chuva quase atrapalhou a preparação dos tapetes. A decoração começou com três horas de atraso, mas os 600 voluntários conseguiram deixar tudo pronto no início da manhã. Para a decoração dos 12 quarteirões -que formam uma cruz em frente à igreja matriz-, foram usadas 50 toneladas de vidro tingidos. Segundo a prefeitura, foram gastos cerca de R$ 50 mil na festa.


Texto Anterior: Avenida irá sediar o evento pela última vez
Próximo Texto: Festa comemora o sacramento da Eucaristia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.