São Paulo, sexta-feira, 27 de maio de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Festa comemora o sacramento da Eucaristia

DA REPORTAGEM LOCAL

O Corpus Christi é uma data católica, que comemora o sacramento da Eucaristia -a hóstia consagrada. Para os católicos, o corpo, o sangue e a divindade de Jesus Cristo estão presentes na hóstia consagrada -o pão mergulhado no vinho.
Os evangélicos não comemoram a data nem têm a Eucaristia como sacramento. O costume mais semelhante é a celebração da Santa Ceia. No ritual que se repete todos os meses, os evangélicos partem o pão e tomam suco (porque aqui no Brasil evitam o vinho e bebidas alcoólicas por entender que o álcool tem destruído os valores familiares), imitando o que Jesus teria feito na última ceia.
Corpus Christi é uma festa que tem data móvel e ocorre dez dias depois de Pentecostes (outra festa cristã que celebra a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos, 50 dias depois da Páscoa, quando Cristo, segundo os católicos, ressuscitou).
Em 1264, o papa Urbano 6º estabeleceu a comemoração para toda a Igreja Católica.
Para os evangélicos, o "corpo de Cristo" não é a hóstia, mas a instituição igreja, como o apóstolo Paulo teria pregado. Nos cultos, os fiéis fariam parte desse corpo. Eles também não têm imagens de Jesus na cruz, já que pregam o "Cristo vivo".

Texto Anterior: Católicos vão às praças no Rio e em São Paulo para celebrar data
Próximo Texto: No interior, fiéis mantêm tradição de enfeitar ruas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.