São Paulo, terça-feira, 27 de maio de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

outro lado

Rede melhorou em relação à prova de 2006, diz secretaria

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A Secretaria da Educação de São Paulo informou, em nota, que a rede estadual melhorou "significativamente" no Enem do ano passado, com 14,97 pontos a mais em relação a 2006.
O texto cita ainda que a média dos alunos estaduais paulistas é melhor do que a das outras redes estaduais do Brasil -47,864 pontos contra 47,658, uma diferença de 0,43%.
O órgão diz discordar da elaboração de um ranking com base no exame. "Com participação voluntária, o Enem avalia o conhecimento geral do aluno, não o que ele aprendeu na escola." É algo diferente, segundo o órgão, de exames como o Saeb (avaliação por amostragem da quarta e oitava séries do ensino fundamental da rede pública).
A secretaria também citou o fato de o Estado ter 69% dos jovens entre 15 e 17 anos no ensino médio, ante uma média nacional de 47%. "Com tal número de alunos nas escolas, o desafio da qualidade precisa de esforço ainda maior para ser alcançado, se comparado a outras redes que têm percentual menor de alunos em escolas."
Em relação à diferença entre o ensino público e o particular, a pasta diz que "a rede privada paulista alcançou o melhor desempenho do Brasil, resultado extremamente positivo".
A escolas privadas de São Paulo obtiveram a maior média do país, se considerado o desempenho dos estudantes que cursaram o ensino médio somente na rede privada. Entre os que estudaram a maior parte na rede privada, o melhor desempenho é o de Minas.
Segundo o Inep, notas de diferentes edições não podem ser comparadas, pois o grau de dificuldade varia. O presidente Reynaldo Fernandes diz não fazer ranking. "Quando falo "escola com melhor desempenho no Enem", é um fato. Quando a imprensa diz "melhor escola", é interpretação."


Texto Anterior: 2008: Prazo para se inscrever é estendido até 13 de junho
Próximo Texto: Foco: Mackenzie coloca barras de ferro para escorar muro de 112 anos ameaçado de cair
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.