São Paulo, quinta-feira, 27 de maio de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FOCO

Linha 4 vai antecipar cobrança e integração total ao metrô

RICARDO GALLO
DE SÃO PAULO

A Via Quatro deve implantar na semana que vem a integração total entre a linha 4-amarela e a rede do metrô. Com isso, o passageiro poderá entrar na recém-aberta estação Faria Lima e ir para a Sacomã com um bilhete.
A integração total ocorrerá porque a Via Quatro avalia iniciar a cobrança de tarifa (R$ 2,65) na linha amarela entre terça e quinta-feira da próxima semana. As estações Faria Lima e Paulista foram inauguradas anteontem.
O dia exato não está definido, afirmou Luís Augusto Valença, presidente da empresa -responsável pela linha. Depende de ajustes na linha, que ontem teve problemas.
A ideia inicial era implantar a integração das linhas entre uma e três semanas após o início das operações.
A empresa pretende avisar a população ao menos dois dias antes sobre o fim da gratuidade. Ontem, 19 mil pessoas usaram a linha, que opera das 9h às 15h.
A conexão entre a nova linha e a antiga se dá nas estações Paulista (linha amarela) e Consolação (verde), interligadas por esteira rolante.
A integração com a rede do metrô é parcial -só passageiros que saem da linha verde podem ir para a amarela, pois já pagaram a tarifa. Como está atualmente, a situação causa confusão. Hoje, a Via Quatro deve começar a distribuir folhetos explicativos sobre o funcionamento da integração, parcial enquanto houver gratuidade.
A Via Quatro nega intenção financeira na antecipação. "Temos 30 anos de concessão a partir do dia em que iniciar a cobrança de tarifa."

AJUSTES
Por enquanto, é a necessidade de ajustes na linha que impede a integração à rede do metrô, diz Valença. Ontem, o intervalo entre os trens chegou a 11 minutos e uma escada rolante parou na Paulista. Na Faria Lima, duas portas que separam o trem da plataforma não abriam.
A empresa atribuiu o intervalo maior a um "problema operacional". "Optamos por operar o trem mais lento em vez de parar o funcionamento." Os demais problemas, segundo a Via Quatro, são apenas questão de ajuste.
O intervalo médio ontem foi de quatro minutos. Nas linhas mais movimentadas do metrô, é de um minuto e 40 segundos no horário de pico.


Texto Anterior: Há 50 Anos
Próximo Texto: Anac vai interditar 16 helipontos irregulares em SP
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.