São Paulo, quinta-feira, 27 de junho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Operação apreende celulares e pólvora em presídio de Beira-Mar

RICARDO REGO MONTEIRO
DA SUCURSAL DO RIO

O Serviço de Operações Especiais do Desipe (Departamento de Sistema Penitenciário) apreendeu ontem de madrugada dois telefones celulares e pólvora na galeria C do presídio de segurança máxima Bangu 1 (zona norte do Rio).
Na galeria ficam os principais líderes do crime organizado no Rio, entre eles o traficante Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira Mar, e seu homem de confiança, Marcos Marinho dos Santos, o Chapolim.
A operação ocorreu após o Ministério Público Estadual ter divulgado ligação, interceptada e gravada pela PF (Polícia Federal), em que Chapolim encomendava quatro celulares a uma mulher.
A gravação ocorreu no dia 18, depois que o Ministério Público encontrou sete celulares em vistoria no presídio. Na ocasião, foram divulgadas conversas telefônicas em que Beira-Mar e Chapolim encomendavam um míssil Stinger.
Foram também apreendidos uma antena de celular, 13 pacotes de maconha, seis pacotes de pó branco que seria cocaína, um pavio e cinco fones de ouvido. O material estava em sacos plásticos na rede de esgoto e nas portas das celas, no lugar das fechaduras.
O delegado-titular da 34ª DP, Irineu Barroso, disse que a perícia permitirá apontar a interlocutora do preso e possíveis colaboradores. Hoje, segundo ele, será enviado um ofício ao Desipe pedindo os nomes dos presos que ocupam as celas onde estava o material para cruzar as identidades com nomes na agenda dos celulares.
Barroso considerou uma novidade a apreensão da pólvora, cuja utilização ainda é desconhecida.
Em vistoria no presídio Muniz Sodré (também no complexo de Bangu), os agentes apreenderam dois celulares e meio quilo de maconha com Cristiane da Silva, que visitava um detento e foi presa.



Texto Anterior: Medidas apenas formalizam força-tarefa
Próximo Texto: PM encontra 3 granadas e droga em morro
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.