São Paulo, quinta-feira, 27 de junho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Em SP, balanço aponta 1.631 torturados

DA FOLHA ONLINE

Outro relatório de entidades de direitos humanos, divulgado ontem em São Paulo, aponta que pelo menos 1.631 presos foram torturados no Estado de São Paulo entre fevereiro de 2000 e junho deste ano.
Segundo o relatório, os casos ocorreram em presídios, cadeias e CDPs (Centros de Detenção Provisória).
Os casos documentados têm como base relatório das vítimas, que se identificaram e detalharam as ações. As denúncias, segundo as entidades, foram enviadas às autoridades.
As secretarias da Administração Penitenciária e da Segurança Pública informaram que não comentarão as denúncias até terem acesso ao relatório.
Segundo o Centro de Justiça Global, as denúncias incluem espancamento por chutes, com tacos de beisebol e até aparelhos de choque. A população carcerária do Estado é de cerca de 78 mil pessoas.
"O relatório mostra que os espancamentos são sistemáticos e, mesmo com as denúncias, os casos não dão em nada", disse o diretor da Justiça Global, James Cavallaro.
O relatório foi elaborado pela Pastoral Carcerária, Ação Cristã Para Abolição da Tortura, grupo Tortura Nunca Mais, além da Justiça Global.



Texto Anterior: Direitos Humanos: Policiais respondem por 57% das torturas
Próximo Texto: Saúde: Governo reajusta em 196% consultas do SUS
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.