São Paulo, segunda-feira, 27 de junho de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

OUTRO LADO

Para a Dersa, multa foi irregular

DA REPORTAGEM LOCAL

A Dersa informou que foi irregularmente multada e que está recorrendo da autuação. Segundo o órgão, não houve desmatamento nem corte de nenhuma árvore em área de manancial -apenas "desbaste do mato, aproveitando as trilhas já existentes".
A empresa disse que tem relatório com farto material fotográfico que comprova isso. Ainda segundo a Dersa, o levantamento topográfico estava sendo feito em complementação aos estudos de impacto ambiental, e não para o projeto executivo (que é uma fase posterior à licença prévia) do trecho sul do Rodoanel.
"Não há necessidade de autorização do DEPRN [Departamento Estadual de Preservação dos Recursos Naturais] pois, nesta fase do processo, estamos realizando apenas o levantamento topográfico para obtenção da licença prévia ambiental", diz a resposta da assessoria de imprensa da Dersa enviada por e-mail.
Em obediência à requisição do Dusm, a Dersa disse que suspendeu os trabalhos de topografia há cerca de 30 dias.
A respeito das "invasões" de áreas particulares para realizar o corte de vegetação, a Dersa afirmou que, no início dos serviços, os funcionários das empresas contratadas pediam autorização verbal aos proprietários dos terrenos. Após o primeiro boletim de ocorrência, entretanto, passou a pedir a permissão por escrito. A empresa, porém, não apresentou a autorização à Folha.
O órgão afirmou que as áreas particulares onde as sondagens de solo foram feitas ainda não foram decretadas de interesse público, pois ainda não foi aprovada a licença prévia. Para a construção de todo o trecho sul, que terá 57 quilômetros, 1.700 famílias devem ser afetadas, e seus imóveis, desapropriados.

Texto Anterior: Saiba mais: Obra ainda não tem autorização para ser iniciada
Próximo Texto: Denúncia evitou dano maior, diz moradora
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.