São Paulo, domingo, 27 de junho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Oceano mais quente influenciou clima

Temperatura do Atlântico até 1,5ºC acima da média provocou ventos que empurraram nuvens para o continente

Segundo laboratório, as chuvas foram excepcionais em PE porque se concentraram em apenas cinco dias

EDUARDO GERAQUE
DE SÃO PAULO

Mais do que números de quanto choveu este mês no litoral e na Zona da Mata de Alagoas e Pernambuco, o desespero em Palmares (PE) dá o tom da situação.
Como mostrou a Folha anteontem, moradores brigavam por pacotes de biscoitos. A região, nesta semana, deveria ter festejado o São João.
Os meteorologistas e a ciência conseguem explicar porque choveu tanto naquela região desde 15 de junho.
Mas a dimensão da tragédia é mais de ordem humana. Os sistemas de defesa e alerta da região são falhos. A ocupação da margem dos rios também é indiscriminada.
Segundo o Lamepe, o Laboratório de Meteorologia de Pernambuco, as chuvas foram excepcionais porque se concentraram em cinco dias.
Evento semelhante, mas um pouco menos intenso, ocorreu em 2000, quando 55 pessoas morreram. O número em 2010 está próximo.
Há um consenso entre grupos de análise do tempo de que dois fatores principais ajudaram. Antes de mais nada, é sabido que o inverno no Nordeste é chuvoso.
Este ano, ele está sendo ainda mais, explica Francis Lacerda, porque o oceano Atlântico, naquela altura, está até 1,5C mais quente.
A água evapora. Os ventos fortes que sopram da direção do alto mar empurram as nuvens para o continente. São as chamadas ondas de leste.
Na semana retrasada, havia ainda uma forte frente fria que subia para o norte, trazendo mais umidade.
A previsão do Lamepe para os meses de julho, agosto e setembro é que a chuva fique na média dos anos anteriores para o período. Não estão descartados, porém, períodos de tempestade.
DANUZA LEÃO A colunista está em férias.


Texto Anterior: Moradores começam a reconstruir suas casas
Próximo Texto: Há 50 Anos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.