São Paulo, sábado, 27 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cadeia de Vila Branca será desativada em SP

ROGÉRIO PAGNAN
DA FOLHA RIBEIRÃO

O governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSDB) anunciou ontem a desativação, em dez dias, da cadeia de Vila Branca, a mais antiga e problemática unidade prisional de Ribeirão Preto (314 km de São Paulo). O prazo começou a ser contado desde ontem.
A determinação do governador ocorreu após uma série de denúncias sobre funcionários da unidade que concediam privilégios aos presos -como a entrada de barris de chope, entrega de pizza e drogas e, ainda, a permissão para saída de detentos para praticar crimes como homicídio.
Alckmin disse que os 258 detentos (números de ontem) de Vila Branca serão transferidos para os CDPs (Centros de Detenção Provisória) -os que ainda não foram condenados- e para penitenciárias -os já condenados- da região.
Excluindo a penitenciária de Araraquara, existia, na região, um excedente de 17 presos nas quatro unidades (três penitenciárias e um CDP), no fim da tarde de ontem. Em Araraquara, cerca de 900 detentos dividiam 500 vagas.
A unidade de Vila Branca será transformada em uma cadeia feminina para 210 detentas. A administração será da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária -hoje, pertence à Segurança Pública. O custo da reforma e o início das obras não foram informados.

Orelhão
A Promotoria de Bebedouro investiga a hipótese de um preso ter saído de uma unidade prisional para usar um telefone público.
O indício da irregularidade foi apontado após gravações de conversas telefônicas envolvendo compra e venda de armas. A origem da ligação ainda é desconhecida. De acordo com as investigações, o traficante Gilberto Silva, preso anteontem, em Olímpia, negociou armas com um preso que disse estar falando de um orelhão. "Preciso saber logo, quanto é (...). Não estou falando de celular, estou usando cartão", aponta parte do diálogo.



Texto Anterior: Segurança: Polícia apura ação do PCC em fuga de presos
Próximo Texto: Idosas são sequestradas em Perdizes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.