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Prejuízos já somam R$ 10 milhões
DA REPORTAGEM LOCAL
Desde o início da gestão Marta
Suplicy (PT), em 2001, os prejuízos causados às vias públicas da
cidade de São Paulo por irregularidades em veículos de carga somam cerca de R$ 10 milhões.
O excesso de peso provocou, em
janeiro do ano passado, o afundamento de um trecho da marginal
Pinheiros (R$ 4 milhões); um caminhão com altura acima do limite danificou, em maio, a ponte
Atílio Fontana, na marginal Tietê
(R$ 2,5 milhões) e agora o mesmo
ocorreu na ponte Eusébio Matoso
(mais de R$ 2,5 milhões).
A prefeitura costuma recorrer à
Justiça para ser ressarcida dos
gastos, mas não é uma tarefa fácil.
Há pelo menos duas ações em
trâmite, segundo o secretário de
Infra-Estrura Urbana, Roberto
Luiz Bortolotto: uma contra o Estado, pelas rachaduras que causaram a interdição, em 96, da ponte
dos Remédios (marginal Tietê), e
outra contra a empresa responsável pelos danos à ponte Atílio
Fontana. A prefeitura não sabe dizer, porém, quantos casos já ganhou nem quanto recebeu.
Os problemas para acionar a
Justiça começam na hora de comprovar o culpado pelo dano.
Em inúmeros casos de depredação ou quebra de equipamentos
públicos, a prefeitura não possui
provas, não sabe quem foi o responsável, que muitas vezes foge, e
o prejuízo acaba recaindo somente sobre os cofres municipais, afirma Ilza Dias, chefe-de-gabinete
da Secretaria dos Negócios Jurídicos, que cuida dos processos.
Outro problema é o tempo que
uma ação de ressarcimento leva
para ser julgada: de três a cinco
anos. Isso porque, caso a empresa
processada e prefeitura não façam
um acordo, o número de recursos
a que cada parte tem direito pode
levar o processo a se arrastar por
bastante tempo.
Além disso, quando a ação é julgada favoravelmente ao município, há ainda a possibilidade de a
empresa condenada não ter condições de arcar com as despesas
para a recuperação do dano.
"Sempre que temos a prova, entramos na Justiça. Mas, em muitos casos, a pessoa ou a empresa
processada não tem condições
para bancar o prejuízo", diz Ilza.
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