São Paulo, terça-feira, 27 de julho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vazamento de carga tóxica atinge rio em SP

DA AGÊNCIA FOLHA, EM CAMPINAS

Um acidente com um caminhão-tanque carregado de produto tóxico e inflamável próximo ao pólo industrial de Paulínia, às 23h10 de anteontem, interrompeu o abastecimento de água de pelo menos 130 mil habitantes de Sumaré (120 km de São Paulo).
Cerca de 27 mil litros do produto olona -uma mistura de álcool e acetona- vazaram do caminhão-tanque para o ribeirão Anhumas e depois para o rio Atibaia, que abastece Sumaré. No acidente, o motorista do caminhão ficou levemente ferido.
O produto pertencia à Rhodia e vinha do porto de Santos. O olona é matéria-prima na fabricação do nylon, segundo a assessoria da empresa. A Rhodia informou que o produto é biodegradável e possui baixa toxidade.
A gerência da Cetesb (agência ambiental paulista) em Paulínia vai apurar as causas do acidente com o caminhão. A Rhodia e a empresa que transportava o produto, a Transportadora Cavalinho, podem ser responsabilizadas por advertência ou multas.
"Tivemos de recorrer à água mineral", disse a dona-de-casa Laura Matos, moradora do bairro Matão, um dos três atingidos pelo corte -os outros são Nova Veneza e Área Cura. Sumaré tem cerca de 200 mil habitantes.
A Rhodia informou que a empresa aguardará o posicionamento das autoridades ambientais antes de se manifestar sobre o caso.
"A Cetesb está monitorando a área e determinou que a captação fosse suspensa no início da madrugada", disse o gerente da Agência Ambiental da Cetesb de Paulínia, Mário Eduardo da Fonseca Pereira. Os prontos-socorros da cidade foram abastecidos por dois caminhões-pipa.
Segundo o chefe responsável pela ETA (Estação de Tratamento de Água), Humberto Crivelaro, por conta da contaminação no rio Atibaia, a captação da ETA foi interrompida na madrugada e retomada por volta das 16h. O abastecimento só deve ser normalizado hoje à tarde. (MAURÍCIO SIMIONATO)

Texto Anterior: Ambiente: Projeto ameaça preservação em área urbana
Próximo Texto: Palace 2: Indenizações começam a ser pagas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.