São Paulo, sexta-feira, 27 de julho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Extração de dados de caixas-pretas vai demorar mais do que previsto

DENYSE GODOY
ENVIADA ESPECIAL A WASHINGTON

A extração das informações das caixas-pretas do Airbus-A320 da TAM, que começou na sexta-feira passada e estava prevista para terminar até hoje, pode demorar um pouco mais do que o esperado.
"Ainda há alguns parâmetros que precisam ser apurados e correções a fazer", explicou o coronel Fernando Camargo, oficial do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) que está trabalhando junto com os técnicos da NTSB (National Transportation Safety Board, agência que investiga acidentes da aviação civil nos EUA), em Washington.
A princípio, dos 580 dados de vôo contidos em uma das caixas-pretas -informações como duração, velocidade e altitude, chamadas tecnicamente de parâmetros-, foram selecionados cerca de 50 para serem examinados.
Mas estes não serão suficientes para ajudar a determinar as causas do acidente com a aeronave. Por isso, os peritos vão coletar outros, em quantidade não divulgada. Leva aproximadamente quatro horas para separar um desses dados.

Sincronização
Os especialistas americanos e brasileiros também estão fazendo a transcrição das conversas que aconteceram na cabine, registradas pela caixa-preta de voz, e a sincronização entre esses diálogos e os parâmetros, para entender qual atitude correspondeu a cada mudança nas condições de vôo.
"Demos continuação a tal trabalho ao longo do dia de ontem [quarta-feira]", comentou Camargo, sem fornecer detalhes sobre o que ouviu das gravações.
O oficial disse não saber estimar quanto tempo mais será necessário para encerrar essa fase da investigação, da qual participam ainda um piloto e um engenheiro da TAM e representantes da Airbus.
Camargo já tem uma reunião marcada para a próxima terça-feira, em São Paulo, para apresentar à equipe o material que foi obtido e dar início à análise das evidências.


Texto Anterior: Para Marta, crise aérea vai afetar turismo
Próximo Texto: Com problemas, Airbus-A320 da TAM não decola
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.