São Paulo, quarta-feira, 27 de julho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

VITÓRIA RODRIGUES (1908-2011)

A "Vó do Arroio" tirou o RG aos 102

ESTÊVÃO BERTONI
DE SÃO PAULO

No ano passado, a cidade catarinense de Balneário Arroio do Silva, com 9.586 habitantes, usou a centenária Vitória Rodrigues como símbolo de uma campanha para conscientizar os moradores sobre a importância do RG.
Ela foi considerada um exemplo no município por, aos 102, realizar o sonho de tirar a carteira de identidade.
Mulher mais idosa da região, sempre achou que tinha em casa todos os papéis que precisava. Mas, quando o INSS pediu à aposentada alguns documentos, não encontrou nem rastro deles.
Oficialmente, a Vó do Arroio, como era conhecida, tinha como data de nascimento o dia 17 de fevereiro de 1908. O filho Edgar, porém, diz acreditar que a mãe tenha sido registrada com a data errada. Ou seja: era mais idosa do que diziam documentos.
Natural de Bagé (RS), saiu de sua cidade depois de se casar com um tropeiro que trabalhou ainda num matadouro. Mudou-se para Porto Alegre (RS), onde foi empregada doméstica. Também bordava e fazia crochê.
Há quatro anos, vivia em Arroio do Silva por decisão do filho, que queria a mãe por perto para cuidar dela.
Era faladora e adorava dar entrevistas. Lembrava das dificuldades de quando saiu de Bagé, tendo que, no caminho, comer raízes para matar a fome -a causa de sua longevidade estava aí, brincava.
No fim da vida, ficou com a saúde debilitada. Morreu na quarta (20), aos 103, de insuficiência respiratória e edema pulmonar. Teve oito filhos (dois estão vivos), mais de 20 netos, 60 bisnetos e um punhado de trinetos não contabilizados pela família.

coluna.obituario@uol.com.br



Texto Anterior: Mortes
Próximo Texto: Hospital Matarazzo vai virar "hotel palácio"
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.