São Paulo, quarta-feira, 27 de julho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

20 delegacias têm metade dos homicídios da cidade

Bairros pobres da zona sul concentram casos de assassinatos em São Paulo

Se índices mantiverem tendência até o final do ano, Estado poderá sair de zona epidêmica de homicídios dolosos

AFONSO BENITES
DE SÃO PAULO

Mais da metade dos homicídios intencionais de São Paulo ocorreram nas áreas de responsabilidade de 20 das 93 delegacias da cidade.
Dos 471 casos de homicídios dolosos, 256 aconteceram nessas DPs, apontam dados oficiais dos governo.
No topo do ranking estão três bairros pobres da zona sul: Parque Santo Antônio (28 casos), Campo Limpo (23) e Capão Redondo (18).
A região sul, a segunda mais populosa, com 3,5 milhões de habitantes, concentra 34% dos crimes contra a vida no município (homicídios, estupros e latrocínios).
Para a polícia, a alta incidência acontece principalmente pelos fatores populacional, geográfico e social.
"É preciso levar em conta a condição financeira dessas pessoas", diz o comandante interino da PM na capital, o coronel Leonardo Ribeiro.
Nos seis primeiros meses deste ano, houve uma queda na quantidade de homicídios no Estado (-12%) e na capital paulista (-28%). Se essa redução persistir no segundo semestre, a taxa de homicídios chegará a 9,6 casos por 100 mil habitantes, conforme o governo. O índice está abaixo do considerado epidêmico pela OMS (Organização Mundial da Saúde), que é de dez casos por 100 mil habitantes.
A região leste, a mais populosa, com 4 milhões de habitantes e o maior número de delegacias, 34, concentra 27% dos crimes contra o patrimônio. Nesse rol, estão o roubo, o furto, o roubo de veículo e o furto de veículo.
Para o coordenador da comissão de segurança pública do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais, o defensor público Renato De Vitto, os dados mostram que a polícia precisa rever sua ação.
"Se os crimes contra a pessoa se concentram na região sul e contra o patrimônio na leste, há de fato a necessidade de remanejar o efetivo."


Texto Anterior: Seleção para bolsas no exterior usará nota do Enem
Próximo Texto: Piora estado de jovem atingido por Land Rover
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.