São Paulo, domingo, 27 de agosto de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MEDICINA
Efeitos colaterais variam com dose

ESPECIAL PARA A FOLHA

Os efeitos colaterais dos antiinflamatórios não-hormonais se manifestam com intensidades diferentes e em tempos de uso variáveis.
"O efeito na coagulação sanguínea, mais especificamente na inibição das plaquetas, pode ser observado com apenas uma dose de ácido acetilsalicílico (AAS). O mesmo acontece com as lesões do estômago", afirma Gilberto De Nucci, professor titular de farmacologia da USP e professor-adjunto de farmacologia da Unicamp.
No caso de lesões de outros órgãos, é preciso usar doses maiores durante vários dias. "Os efeitos tóxicos sobre o fígado e os rins necessitam de uso prolongado, mas os idosos são mais sensíveis."
O mecanismo de ação dos antiinflamatórios explica seus efeitos colaterais. Esses remédios inibem as enzimas ciclooxigenases, que produzem as prostaglandinas, substâncias com várias funções em diferentes órgãos, dentre elas, a inflamação.
Nos últimos anos, os cientistas têm estudado dois tipos de ciclooxigenase. "Acredita-se que a ciclooxigenase 2 esteja mais envolvida com os processos inflamatórios. Mas existem exceções", diz Jamil Natour, reumatologista da Unifesp.
Novos remédios que atuam preferencialmente sobre a ciclooxigenase 2 costumam apresentar menos efeitos colaterais.
"No entanto os outros antiinflamatórios que inibem as duas ciclooxigenases, aparentemente, têm mais efeito analgésico", afirma De Nucci. Além disso, não está descartada a possibilidade de efeitos colaterais nos rins.
Nas crianças, pesquisas estão em andamento para determinar a segurança desses antiinflamatórios. "Por enquanto, esses medicamentos apenas abrem perspectivas futuras para o tratamento de doenças crônicas da infância, como a artrite reumatóide", diz Maria Helena Kiss, do Instituto da Criança. (ABJ)



Texto Anterior: Medicina: Antiinflamatórios são campeões de queixa
Próximo Texto: Paciente desenvolveu úlcera
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.