São Paulo, domingo, 27 de agosto de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MEDICINA
Paciente desenvolveu úlcera

ESPECIAL PARA A FOLHA

O médico residente em dermatologia Davi Lacerda, 28, viveu uma das experiências mais desagradáveis de sua vida por causa do uso de antiinflamatórios: uma úlcera intestinal perfurada.
Aos 19 anos, ele tomou uma das apresentações de diclofenaco -um antiinflamatório não-hormonal- durante seis dias para tratar uma dor nas costas.
No final desse período, Lacerda teve dores no ouvido depois de uma viagem de avião. Foi medicado por um otorrinolaringologista com betametasona, um antiinflamatório hormonal, que também diminui as proteções contra a acidez excessiva do estômago.
Dez dias depois, ele procurou um pronto-socorro com fortes dores abdominais e foi submetido a uma cirurgia de emergência, na qual foi encontrada uma úlcera perfurada no duodeno (primeira região do intestino).
"Fiquei internado dez dias, porque após a operação ainda tive uma pneumonia. Saí do hospital dez quilos mais magro. Hoje evito ao máximo os antiinflamatórios."
Uma semana após sair do hospital, teve uma reação de rejeição aos fios cirúrgicos, chamada de granuloma, que precisou ser removido com nova cirurgia.

Dor de cabeça
A psicóloga Dafne Ortiz, 34, tem tenossinovite no punho há dois anos. Ela fez uso de vários antiinflamatórios não-hormonais. "No terceiro comprimido, eu começava a sentir dores no estômago e dores de cabeça", afirma.
Dafne conseguiu controlar suas dores com uso esporádico de antiinflamatórios e aplicações de acupuntura. "Procuro tratamentos que sejam os mais naturais possíveis."
A psicóloga se diz mais cautelosa com medicamentos depois da intolerância gástrica e da enxaqueca que desenvolveu. "Entendo que os médicos precisam prescrever remédios, mas a prevenção é melhor", afirma. (ABJ)



Texto Anterior: Efeitos colaterais variam com dose
Próximo Texto: Plantão - Julio Abramczyk
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.