São Paulo, segunda-feira, 27 de agosto de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ministro quer pré-vestibular só para negros

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O ministro Paulo Renato Souza (Educação) descartou a eficácia da destinação de cotas para negros nas universidades neste momento e disse que pretende criar, no ano 2002, o curso pré-vestibular gratuito exclusivo para eles.
Paulo Renato citou a necessidade de adoção de "ações de discriminação positiva, que levam a equilibrar a questão racial na escola", como o pré-vestibular. Ele deu essa definição, porque, ainda que pobres, os alunos brancos não deverão ter o direito de frequentar esse novo curso.
Afirmou que está em negociação com o Banco Interamericano de Desenvolvimento crédito de US$ 10 milhões para a formação de um fundo. Se a verba for obtida, será repassada às universidades, para que montem os cursos preparatórios do vestibular.
Segundo ele, a destinação de percentual mínimo das vagas para negros não seria eficaz agora, porque a ampliação do acesso desse setor da população à universidade dependeria sobretudo de igualdade de oportunidades de acesso ao ensino desde os primeiros anos escolares.
A sugestão de cotas para negros nas instituições de ensino superior está inserida no documento oficial que o Brasil apresentará na Conferência das Nações Unidas contra o Racismo, em Durban, na África do Sul, a partir do dia 31.


Texto Anterior: Prova avaliou mais as habilidades
Próximo Texto: Walter Ceneviva: Livros jurídicos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.