São Paulo, domingo, 27 de agosto de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

3,7 milhões de alunos fazem o Enem hoje

Prova nacional é usada em processos seletivos e obrigatória para quem quer concorrer a uma bolsa do governo federal

Exame tem início às 13h, horário de Brasília, e portão fecha às 12h55; número de estudantes inscritos voltou a bater o recorde

DA REDAÇÃO

Obrigatório para quem quer concorrer a uma bolsa de estudos do governo federal e usado no processo de seleção para ingresso em cerca de 470 instituições públicas e privadas de ensino superior, o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) acontece hoje em todo o país.
Para esta edição da prova, 3.731.925 de estudantes se inscreveram, número recorde e que representa um acréscimo de 24% em relação ao ano passado. O exame começa às 13h, horário de Brasília. Os portões fecham às 12h55, mas a organização da prova recomenda que os estudantes cheguem com uma hora de antecedência.
O tempo máximo para a resolução dos 63 testes que cobram o conteúdo do ensino médio de maneira interdisciplinar e de uma dissertação é de cinco horas. Para a realização da prova, é imprescindível que o aluno leve um documento com foto e o comprovante de inscrição.
Um boletim individual será entregue na casa do participante, a partir da segunda quinzena de novembro, com o resultado -no ano passado, 67% deles afirmaram que o motivo para prestar a prova, que não é obrigatória, foi entrar no ensino superior. Instituições como Unesp, Unicamp e Fuvest usam a pontuação do Enem para compor a nota do vestibular.
O Enem é obrigatório para quem quer concorrer a uma das bolsas oferecidas pelo Prouni (Programa Universidade para Todos). Por meio do Prouni, alunos com renda familiar de até três salários mínimos recebem bolsas integrais ou parciais de 50% da mensalidade para estudar em instituições particulares. Em contrapartida, elas podem obter isenção fiscal. Na edição passada, dos 2,199 milhões de alunos que fizeram o Enem, 74% eram egressos da rede pública.

Unicamp
Começam amanhã e terminam no dia 6 de outubro as inscrições para o vestibular da Unicamp, que só podem ser feitas pela internet. A taxa é de R$ 100. A primeira fase acontece no dia 19 de novembro, e a segunda, entre os dias 14 e 17 de janeiro de 2007.
NA INTERNET - inscrição para o vestibular da Unicamp www.comvest.unicamp.br

Texto Anterior: Quadrilhas falsificam até contrabando
Próximo Texto: Homicídios caem 51% em 5 anos em SP
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.